TECNOLOGIA, EFICIÊNCIA E COMBUSTÍVEIS
Abordagens inovadoras para alcançar emissões líquidas zero
Esta secção detalha os nossos esforços para descarbonizar as operações da frota e minimizar o impacto na qualidade do ar através de tecnologias avançadas, práticas de eficiência energética e combustíveis renováveis. Estamos focados em estratégias sustentáveis que reduzam as emissões e apoiem um ambiente mais limpo, alinhando as nossas operações com objetivos mais amplos para reduzir a nossa pegada de carbono e melhorar a qualidade do ar através da inovação e da utilização responsável de recursos.
DESIGN DOS NAVIOS, TECNOLOGIA DOS MOTORES E COMBUSTÍVEL
Para atingir a nossa meta de emissões líquidas zero, precisamos de utilizar combustíveis provenientes de fontes renováveis.
Os combustíveis provenientes de fontes renováveis podem emitir significativamente menos gases com efeito de estufa em comparação com os combustíveis fósseis ao longo do seu ciclo de vida. Ao substituir os combustíveis fósseis por energias renováveis, reduzimos a quantidade de dióxido de carbono e outros gases com efeito de estufa, o que é essencial para combater as alterações climáticas e cumprir as metas climáticas globais.
Embora existam combustíveis renováveis, estes precisam de ser comercialmente viáveis, tanto do ponto de vista da disponibilidade como do custo. É necessário um esforço conjunto concertado por parte dos fornecedores de energia, dos governos, dos construtores navais, das organizações não governamentais (ONG) e de outras organizações públicas e privadas para criar a infra-estrutura e a escala adequadas para as energias renováveis.
Acreditamos que será necessária uma combinação de diferentes tecnologias e combustíveis para atingir as emissões líquidas zero. Como tal, estamos a investir em investigação e desenvolvimento, na concepção de navios, na melhoria da eficiência energética e noutras tecnologias essenciais, como a inovação das células de combustível.
À medida que fazemos a transição para os combustíveis renováveis, precisamos de garantir a manutenção da flexibilidade durante este período. Os nossos navios de notícias incorporam tecnologia de motor flexível para operar com combustíveis convencionais e GNL, para ajudar no período de transição à medida que os combustíveis renováveis se tornam disponíveis.
O GNL como combustível marítimo está prontamente disponível. Produz substancialmente menos emissões atmosféricas locais, SOx, NOx e partículas do que os combustíveis convencionais e proporciona uma redução de até 20% das emissões de GEE. Os motores e os sistemas de armazenamento e entrega a bordo são compatíveis com futuras soluções de combustíveis renováveis, como o GNL bio e sintético, que pode ser misturado com GNL fóssil sem quaisquer requisitos adicionais.
Reconhecemos que a fuga de metano proveniente de navios movidos a Gás Natural Liquefeito requer atenção. Estamos a trabalhar ativamente para reduzir isto, trabalhando em estreita colaboração com os fabricantes de motores e outras organizações, incluindo a análise de novos projetos de motores e o funcionamento destes motores. Estudos independentes recentes já registaram reduções significativas no deslizamento de metano dos motores de última geração alimentados por duelo nos nossos navios de GNL. Saber mais
Viagem MSC Euribia Net Zero
Em Junho de 2023, o nosso navio emblemático, o MSC Euribia, realizou o primeiro cruzeiro com emissões líquidas zero do mundo na sua viagem inaugural de St. Nazaire, em França, para Copenhaga, na Dinamarca. O teste de conceito provou que o cruzeiro com emissões líquidas zero já é tecnicamente possível hoje.
O MSC Euribia atingiu este marco utilizando bio-GNL e aplicando balanço mássico. Durante a viagem de quatro dias, o MSC Euribia teve um desempenho 11% melhor que o seu gémeo digital – um navio virtual que reproduz o fluxo e a utilização óptima de energia a bordo – alcançando uma poupança global de 43 toneladas de combustível. Perfis de velocidade ideais, percursos, configuração de acabamento e motor, e otimização rigorosa do consumo de energia do hotel, incluindo AVAC, cozinhas e iluminação, garantiram que o MSC Euribia nunca tivesse de utilizar mais de dois dos seus quatro motores disponíveis durante a viagem . Além disso, todo o calor necessário para as cozinhas, sistemas de aquecimento e água quente a bordo foi recuperado dos motores do MSC Euribia, o que significa que não houve necessidade de utilizar as caldeiras durante toda a viagem. Alcançar um desempenho líquido zero foi possível graças à utilização de bio-GNL como combustível.
DESIGN DOS NAVIOS, TECNOLOGIA DOS MOTORES E COMBUSTÍVEL
EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
A eficiência energética é um elemento essencial do nosso esforço para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa. As iniciativas incluem a instalação de iluminação LED, sistemas de recuperação de calor, pintura anti-incrustante que reduz o arrasto, navegação a velocidades mais baixas e otimização do trim (equilíbrio) do navio.
O funcionamento dos sistemas de aquecimento, ventilação e arrefecimento é uma das operações que mais energia consome a bordo. Maximizamos a eficiência energética através de sistemas auto-ajustáveis de aquecimento, ventilação e ar condicionado, influenciados por numerosos sensores instalados no navio.
Como resultado dos nossos esforços de poupança de energia, fomos certificados pela ISO 50001. Estamos no bom caminho para atingir a meta de redução da intensidade de carbono de 40% da indústria, bem antes da meta para 2030. (Gráfico aqui 2008-2023). A ISO 50001 descreve os requisitos para estabelecer, implementar, manter e melhorar um sistema de gestão de energia. Isto permite-nos seguir uma abordagem sistemática para alcançar a melhoria contínua do desempenho energético, incluindo a eficiência, utilização e consumo energético.
Energia costeira
Como parte importante da nossa estratégia para reduzir as emissões e reduzir a potencial poluição nos destinos que visitamos, instalámos a capacidade energética em terra como padrão em todos os nossos navios desde 2017 e temos um programa de modernização para embarcações mais antigas. Isto permite que os nossos navios se liguem à rede elétrica do porto atracado e desliguem os motores do navio. A utilização da energia em terra beneficia as zonas portuárias e as comunidades locais, reduzindo significativamente a poluição atmosférica proveniente dos navios atracados, que de outra forma queimariam combustível para obter energia.
Além disso, diminui a poluição sonora, criando um ambiente mais silencioso. A energia costeira também apoia os mercados energéticos locais e pode reduzir as emissões de gases com efeito de estufa, contribuindo para os esforços contra as alterações climáticas.
Até ao final de 2024, quase 70% da nossa frota terá capacidade energética em terra e estamos a trabalhar em estreita colaboração com os portos e as autoridades locais para garantir infraestruturas suficientes em terra. Assinámos recentemente um acordo com a Cruise Baltic para aceder à energia costeira na região do Mar Báltico e esperamos novos acordos em todo o mundo. O projeto dos nossos novos terminais de passageiros em Barcelona e Miami inclui infraestruturas energéticas em terra. Os desafios que enfrentamos atualmente são a disponibilidade limitada de energia em terra, mas iremos sempre utilizá-la sempre que estiver disponível para nós.
Digitalização
As tecnologias digitais podem ajudar-nos a alcançar poupanças ainda mais significativas em termos de eficiência energética. Em 2024, lançámos uma nova ferramenta de otimização de itinerários de cruzeiro – OptiCruise – para permitir que as medidas de eficiência sejam incorporadas no processo de planeamento de itinerários. Ora, quando novos itinerários são planeados, vários anos antes de acontecerem, este modelo permite muitos factores que influenciam a eficiência de um itinerário, incluindo a sequenciação das escalas, os horários de partida e chegada aos portos, a velocidade do navio, o apelo e a atractividade dos destinos para um turista, as excursões em terra e os custos operacionais, tais como combustível, taxas portuárias e provisões alimentares, devem ser tidos em conta no desenvolvimento do cronograma detalhado.
Além disso, utilizamos um sistema de monitorização de energia a bordo de todos os nossos navios. A Oceanly Performance recolhe e analisa milhares de pontos de dados das operações a bordo, permitindo ajustes contínuos para melhorar a eficiência global.