PLANETA

Compromisso com a protecção ambiental

Esta secção centra-se no compromisso da empresa com a proteção ambiental e a prevenção da poluição. Promover a diversidade dos oceanos e desempenhar o nosso papel na proteção do planeta é fundamental para o nosso negócio e estamos determinados a desempenhar o nosso papel e a contribuir para os esforços globais. Identificamos e implementamos práticas de prevenção da poluição, bem como apoiamos iniciativas que protegem os ecossistemas marinhos e vegetais.

GESTÃO DA ÁGUA E EFLUENTES

A gestão eficaz da água e das águas residuais nos navios de cruzeiro é essencial para prevenir a poluição dos oceanos e garantir a saúde e a segurança dos passageiros e da tripulação. O tratamento e eliminação adequados das águas residuais protegem os ecossistemas marinhos e estamos empenhados em cumprir rigorosas normas internacionais e locais para proteção contra danos ambientais.

CRIANDO ÁGUA DOCE
Mais de 80% de toda a água doce que utilizamos nos nossos pés provém da água do mar.
Todos os dias, nos nossos navios, transformamos milhões de litros de água do mar em água potável através de osmose inversa e evaporação. A osmose inversa envolve empurrar a água do mar através de uma membrana fina para remover o sal, enquanto a evaporação envolve aquecer a água do mar até que esta se transforme em vapor. Ambos os métodos produzem eficazmente água doce a partir da água do mar em navios de cruzeiro, garantindo um abastecimento de água sustentável e reduzindo a nossa dependência de fontes costeiras.
O nosso objetivo é reduzir o uso de água a bordo em 3% por ano em toda a nossa frota, utilizando dispositivos de poupança de água em casas de banho e cozinhas e incentivando práticas de poupança de água entre hóspedes e tripulantes.

TRATAMOS AS NOSSAS ÁGUAS RESIDUAIS
Após a utilização, a água a bordo é tratada antes de regressar ao oceano. A nossa frota está em total conformidade com as regras de eliminação de águas residuais onde quer que opere. Os nossos quatro navios mais recentes cumprem a “Norma Báltica” (IMO MEPC 227 (64), a norma mais rigorosa para o tratamento e descarga de águas residuais na indústria marítima.
Temos uma política interna rígida de não deitar esgotos e água oleosa tratada para o mar. Em vez disso, descarregamos em terra para que possam ser devidamente tratados em instalações aprovadas. Realizamos testes aleatórios de água efluente tratada para garantir que os padrões são mantidos.


TRATAMENTO DE ÁGUAS DE LASTRO
Os tanques de lastro dos navios de cruzeiro ajudam a manter o centro de gravidade e o nível de conforto da embarcação durante a viagem. Ajustar a posição do navio na água pode melhorar a eficiência energética do navio.

Estes tanques estão cheios de água do mar, que pode conter pequenos invertebrados, larvas e outros microrganismos recolhidos nos ecossistemas locais. Para evitar o risco de introdução destes organismos em novas zonas do oceano, todos os nossos navios possuem um sistema aprovado de tratamento de água de lastro, que utiliza filtração mecânica, luz ultravioleta e tratamento químico para remover estes microrganismos e eliminar este risco.


GESTÃO DE RESÍDUOS
A gestão responsável de resíduos num navio de cruzeiro envolve o manuseamento, redução, reciclagem e eliminação cuidadosa de todos os resíduos gerados a bordo. Isto inclui desperdício de alimentos, materiais recicláveis como papel e plástico, óleos alimentares e resíduos perigosos. O objetivo é minimizar o nosso potencial impacto ambiental e cumprir com regulamentos rigorosos específicos do setor. Os materiais recicláveis, incluindo vidro, alumínio, papel e cartão, plásticos, óleo alimentar e resíduos operacionais, são compactados ou fragmentados e descarregados prontos para serem reciclados.

Como resultado destas políticas e procedimentos abrangentes de gestão de resíduos, toda a nossa frota obteve a certificação ISO 21070:2017 para a proteção ambiental marinha. A ISO 21070:2017 é uma norma internacional que fornece orientações para a gestão de resíduos sólidos gerados em navios, para ajudar a minimizar o impacto ambiental. Especifica os procedimentos para o manuseamento, armazenamento, tratamento e destino dos resíduos a bordo dos navios, visando melhorar as práticas de gestão de resíduos na indústria marítima.

GESTÃO DA ÁGUA E EFLUENTES

Water and Wastewater Management, Planet - Sustainability | MSC Cruises

PROTECÇÃO DE CETÁCEOS

Temos uma parceria com a Ocean Research & Conservation Association (ORCA), uma instituição de solidariedade inteiramente dedicada ao estudo e proteção das baleias, golfinhos e botos nos oceanos. A ORCA desenvolveu um programa abrangente de formação em mitigação de ataques de navios para os oficiais de convés de toda a frota, para compreender as baleias que encontram durante as suas viagens e as melhores formas de reduzir o risco de colisão, que não se limita apenas às reduções de velocidade. Os oficiais da ponte do MSC têm acesso à aplicação ORCA OceanWatchers, para lhes permitir registar avistamentos de baleias e golfinhos durante as suas viagens.



Proteger os cachalotes ameaçados e a OceanCare no leste do Mar Mediterrâneo; redirecionamos os nossos navios quando operam nesta área entre abril e outubro. Isto segue-se a discussões com o Fundo Internacional para o Bem-Estar Animal, o Instituto de Investigação de Cetáceos Pelagos, a OceanCare e o Fundo Mundial para a Natureza Grécia.

PROTECÇÃO DE CETÁCEOS

Whale Protection, Planet - Sustainability | MSC Cruises

CONSERVAÇÃO MARINHA NA OCEAN CAY

A Ocean Cay MSC Marine Reserve não é apenas um destino de ilha privada, mas é também o lar do Programa Super Coral da Fundação MSC.



A colaboração científica pioneira e a investigação avançada identificaram genótipos de coral conhecidos como “super corais” que evoluíram para suportar melhor o stress térmico. Na Ocean Cay, estamos a cultivar corais criticamente ameaçados em viveiros offshore para serem plantados em 64 milhas quadradas do ambiente marinho circundante. Estes serão plantados estrategicamente para criar recifes mais resistentes, mais resistentes aos fenómenos extremos de calor provocados pelas alterações climáticas, conhecidos como “ondas de calor marinhas”. Foi recrutado um Gestor do Programa de Investigação Marinha a tempo inteiro para dirigir as actividades de recuperação em Ocean Cay e apoiar as nossas iniciativas mais amplas em matéria de biodiversidade.



Em reconhecimento do trabalho pioneiro realizado com alguns dos principais biólogos marinhos do mundo, a Ocean Cay foi formalmente designada como “Hope Spot” pela Mission Blue, a organização sem fins lucrativos que promove a proteção dos ecossistemas marinhos. Ocean Cay junta-se à rede global de 154 Hope Spots da Mission Blue: locais reconhecidos como críticos para a saúde dos oceanos com o objetivo de alcançar o estatuto de AMP.

Visite o nosso Website da Fundação MSC para obter mais informações sobre os seus programas de conservação.

CONSERVAÇÃO MARINHA NA OCEAN CAY

Marine Conservation on Ocean Cay, Planet - Sustainability | MSC Cruises

Relatório de Sustentabilidade

Consulte o nosso Relatório de Sustentabilidade mais recente.