PESSOAS
Bem-estar para os nossos Passageiros e Funcionários
Esta secção centra-se no bem-estar dos empregados e dos Passageiros. Destacando a segurança, o bem-estar, o crescimento na carreira e as normas de saúde. O nosso objetivo é criar um ambiente de apoio para todos na nossa empresa. O nosso compromisso inclui formação e desenvolvimento profissional, assegurando que as equipas estão preparadas para todas as situações e promovendo uma cultura de respeito. Com isto, pretendemos apoiar o crescimento pessoal e profissional de todos na nossa empresa.
DESENVOLVER TALENTOS INTERNOS
Desenvolver talentos internos: Queremos apoiar o desenvolvimento de carreira dos nossos colaboradores no nosso negócio. O nosso programa de gestão de talentos oferece uma vasta gama de experiências para aqueles com elevado potencial, para que possam oferecer a melhor experiência aos nossos hóspedes e garantir que as suas equipas são altamente eficazes. As capacidades dos nossos gestores a bordo são revistas regularmente para garantir que possuem as competências relevantes para desempenhar as suas funções. Trabalhamos com indivíduos em planos de carreira que podem levar a futuras promoções, dependendo das necessidades do negócio. Promovemos 5.600 tripulantes em 2023.
Igualdade de género: Queremos proporcionar oportunidades iguais e igualdade de género a todos os nossos colaboradores. A igualdade de género é vital para promover a diversidade, melhorar a tomada de decisões e impulsionar a inovação na indústria. Garante a igualdade de oportunidades para todos, criando um ambiente de trabalho mais inclusivo e equitativo. A promoção da igualdade de género ajuda a atrair um conjunto mais vasto de talentos, a resolver a escassez de mão-de-obra e a apoiar o crescimento da indústria.
Atualmente, 54,9% do nosso pessoal em terra e 19,5% da tripulação de bordo são mulheres. À medida que recrutamos mais pessoal, pretendemos melhorar o equilíbrio de género em todo o nosso negócio.
Uma força de trabalho diversificada: Estamos orgulhosos da nossa força de trabalho internacional, com mais de 144 nacionalidades representadas, trazendo diversas origens, crenças e experiências, incluindo muitos colaboradores que são LGBTQ+. Recrutámos proactivamente no maior número possível de países e comunidades e fomos a primeira companhia de cruzeiros a recrutar no Ruanda e na Costa do Marfim. O nosso recrutamento beneficia também as economias locais, trazendo novas ou adicionais oportunidades de emprego.
Formação das nossas equipas: Em 2023, a nossa tripulação completou coletivamente 512.930 horas de formação – uma média de 11,5 por tripulante.
Formamos muitos dos nossos tripulantes nas nossas instalações dedicadas em Bali, Manila, Nova Deli, Durban e Port Luis, que reproduzem o mesmo equipamento encontrado nos nossos navios e utilizam simulações para criar o ambiente certo. Uma equipa de instrutores móveis também visita os nossos navios e a tripulação tem acesso a módulos de e-learning. As nossas equipas de convés e motores passam por uma extensa formação técnica e certificação permitindo o uso de equipamentos técnicos complexos.
As organizações externas avaliam os nossos instrutores e a formação está alinhada com todas as regras e regulamentos nacionais e internacionais aplicáveis.
Criar líderes:
O nosso objetivo é recrutar internamente sempre que possível e promovemos 5.600 tripulantes em 2023.
Queremos reter e promover o pessoal dentro do nosso negócio. O nosso programa de gestão de talentos oferece diversas iniciativas como o desenvolvimento de liderança, planos de promoção e gestão do desempenho individual.
Existem parâmetros claros que devem ser cumpridos para se qualificar para a promoção interna. Os candidatos devem atingir os objetivos de Gestão do Desempenho Individual, alcançar padrões linguísticos relevantes e completar formação específica do departamento. Os Comités de Promoção garantem que cumprimos os critérios de diversidade entre todos os níveis de gestão.
DESENVOLVER TALENTOS INTERNOS
BEM-ESTAR DA TRIPULAÇÃO
Cuidar do nosso pessoal: Gerimos a nossa tripulação em total conformidade com a Convenção do Trabalho Marítimo (MLC) na atribuição de horas de trabalho. A nossa equipa é fundamental para o bom funcionamento do nosso negócio e é importante que gostem do seu trabalho e estejam motivados para dar o seu melhor. Cada navio tem um Gestor de Aprendizagem e Desenvolvimento dedicado, cuja função é dedicada a apoiar o desenvolvimento da nossa tripulação. Os nossos navios de maior dimensão contam também com um Especialista de Envolvimento de RH, reportando ao Diretor de RH a bordo, para prestar um melhor apoio de RH às nossas tripulações de maior dimensão.
Em 2023, lançámos o programa BETTER: aumentámos os salários em todos os cargos a bordo e introduzimos um esquema de bónus. Além disso, melhorámos a rotação da tripulação, proporcionámos um melhor acesso à informação, formação e oportunidades de e-learning, e melhorámos a conectividade a bordo, utilizando novos fornecedores de serviços WIFI com tarifas reduzidas. Estas intervenções contribuíram para uma redução da rotatividade da tripulação da MSC Cruzeiros de aproximadamente 35% em junho de 2023 para 17% no final do ano.
Apoio em tempos difíceis: A nossa política de proteção descreve o que fazemos para apoiar as tripulações vulneráveis. Se um membro da tripulação estiver envolvido num incidente a bordo ou tiver problemas familiares no seu país de origem, um Ponto Único de Contacto dedicado avalia a situação e traz pessoal a bordo ou em terra para garantir que o apoio necessário é prestado de forma rápida e adequada. O nosso procedimento de licença compassiva para a família direta inclui o pagamento do regresso da tripulação a casa. Oferecemos duas semanas de licença sem vencimento e a opção de ficar em casa até estarem prontos para regressar.
Celebrando o nosso pessoal: O nosso programa de reconhecimento celebra cinco “Pessoas do Mês MSC” a bordo de cada navio, com os vencedores selecionados a demonstrarem um dos cinco valores da nossa empresa. Os últimos cinco da frota são então selecionados para participar na nossa noite de Gala de Fim de Ano em Genebra, onde são pessoalmente agradecidos e premiados pela família Aponte.
BEM-ESTAR DA TRIPULAÇÃO
MANTENDO TODOS SEGUROS E PROTEGIDOS
Dispomos de um extenso Sistema de Gestão de Segurança (SMS) baseado no Código Internacional de Gestão de Segurança e na Norma de Saúde e Segurança no Trabalho ISO 45001. Cumpre os regulamentos de segurança da Organização Marítima Internacional (IMO) e da Convenção do Trabalho Marítimo. Os auditores externos reveem anualmente o nosso SGS, tanto a bordo como em terra, para garantir a sua eficácia.
As equipas de segurança a bordo e em terra implementam e monitorizam o nosso Sistema de Gestão de Segurança (SMS). O comandante de cada navio é o responsável final pela segurança a bordo, apoiado por um oficial de segurança a tempo inteiro. de gestão sénior, incluindo um Representante do conselho.
Dispomos de um extenso Sistema de Gestão de Segurança (SMS) que se baseia no Código Internacional de Gestão de Segurança e na Norma de Saúde e Segurança no Trabalho ISO 45001 e cumpre os regulamentos de segurança da Organização Marítima Internacional (IMO) e da Convenção do Trabalho Marítimo . Os auditores externos analisam o nosso SMS anualmente, tanto a bordo como em terra, para garantir que é eficaz.
Segurança a bordo: Cada navio opera um extenso sistema de segurança para proteger os hóspedes e a tripulação. Todos os visitantes devem apresentar prova de identidade e utilizamos raios X, detetores de metais e tecnologia para detetar vestígios de produtos com restrição de explosivos como parte da nossa triagem de segurança. A bagagem a bordo é rastreada, as cabines possuem fechaduras e cofres individuais, e um avançado sistema CCTV certificado monitoriza as áreas públicas. Os guardas de segurança a bordo dos nossos navios recebem formação rigorosa para melhorar as suas competências na monitorização da segurança do navio e têm experiência para responder a uma emergência a qualquer momento.
A redução do cibercrime é outra prioridade para garantir a proteção contra qualquer violação, ataque ou incidente. Toda a tripulação recebe um programa de formação online dedicado para os ajudar a familiarizarem-se com os problemas e as respostas adequadas.
Segurança dos Passageiros: Todos os passageiros devem participar em exercícios de segurança antes de embarcar no navio e antes da sua partida. São fornecidas orientações adicionais de segurança através de um canal de segurança na TV e cartazes informativos na cabine. Todos os passageiros transportam um cartão de cruzeiro ou uma pulseira para que possam ser identificados num ponto de encontro para nos ajudar a prestar contas a todos em caso de exercício de segurança ou emergência.
Verificamos se os passageiros estão a bordo ou em terra através do nosso Sistema de Protocolo de Monitorização de Evacuação de Reuniões. Todas as crianças devem usar sempre pulseira da MSC Cruzeiros, sendo também vigiadas as que estão ao cuidado da nossa equipa.
As tripulações de bombeiros estão presentes em todos os navios, participando em formação avançada de combate a incêndios e são certificadas pela Convenção Internacional sobre Normas de Formação, Certificação e Serviço de Quartos para Marítimos (STCW). As patrulhas de incêndio são realizadas continuamente todas as noites.
Todos os equipamentos de salvamento cumprem os requisitos relevantes e as regras e regulamentos internacionais, incluindo a Segurança da Navegação e a Convenção Internacional para a Salvaguarda da Vida Humana no Mar e o Código do Equipamento Salva-vidas.
Formação de Segurança da Tripulação: Antes de assumir o comando do seu navio, todos os nossos Comandantes participam numa reunião pré-embarque para rever os registos de segurança e quaisquer novos processos, procedimentos ou requisitos técnicos. Todos os membros da tripulação devem completar pelo menos cinco horas de formação de segurança e passar por um teste antes de embarcar no navio. Quaisquer tarefas específicas relacionadas com a segurança exigirão formação extra.
Fornecemos equipamento de proteção individual para todos os membros da tripulação usarem, conforme necessário. Todas as tarefas a bordo consideradas arriscadas possuem medidas de segurança específicas que devem ser implementadas antes do início dos trabalhos. Se estes requisitos não forem cumpridos, espera-se que a tripulação interrompa o trabalho e comunique o facto.
Uma equipa de instrutores de segurança itinerantes, certificados de acordo com os requisitos de “treinar o treinador” da IMO, oferecem milhares de horas de formação a bordo todos os anos, além de realizarem auditorias e verificações aleatórias em exercícios de segurança. Ajuda-nos a manter os nossos elevados padrões e a atualizar as atividades de segurança sempre que necessário.
Segurança Alimentar: A segurança alimentar é muito importante e trabalhamos arduamente para garantir que os alimentos e bebidas que compramos e servimos a bordo cumprem padrões elevados. Toda a nossa frota e instalações em terra (incluindo escritórios e armazéns) estão em conformidade com o Sistema de Gestão de Segurança Alimentar ISO 22000, considerado o padrão mais elevado e eficaz.
Realizamos milhares de testes de segurança alimentar todos os anos. Além disso, avaliamos os nossos fornecedores de alimentos e bebidas quanto à conformidade com a segurança alimentar e oferecemos mais de 10.000 horas de formação em segurança alimentar à nossa equipa.
MANTENDO TODOS SEGUROS E PROTEGIDOS
INSTALAÇÕES DE SAÚDE E MÉDICAS
Todos os nossos navios possuem instalações médicas para hóspedes e tripulantes, com médicos e enfermeiros totalmente qualificados a prestarem cuidados 24 horas por dia, tanto a bordo como em terra. Oferecemos uma vasta gama de apoio médico, desde consultas de clínica geral a emergências médicas que requerem cuidados intensivos.
Os nossos equipamentos de última geração permitem-nos realizar radiografias, monitorização cardíaca e ventilação pulmonar, além de auxiliar no diagnóstico e tratamento rápidos. Our onboard medical teams also have the support of our onshore Medical Operations duty doctor via a 24/7 dedicated phone line and work closely with our Maritime Support Centre to help our ships whenever necessary, such as arranging a medical evacuation or responding to a major medical evento.
Todos os nossos navios cumprem ou excedem as Diretrizes de Cuidados de Saúde do Colégio Americano de Médicos de Emergência para Instalações Médicas de Navios de Cruzeiro e o Guia de Saneamento de Navios da Organização Mundial de Saúde, bem como outras regulamentações internacionais de saúde pública.
Temos Oficiais de Conformidade de Saúde Pública (PHCOs) totalmente treinados e dedicados em toda a nossa frota, que realizam testes frequentes sobre a qualidade da água potável e instalações de recreio aquático e verificam os protocolos de segurança alimentar.