Privacidade
Neste Aviso de Privacidade, também conhecido como política de privacidade, explicamos como a MSC Cruzeiros recolhe e utiliza os seus dados pessoais quando viaja connosco, visita o nosso website, utiliza a nossa aplicação móvel ou interage connosco de outra forma.
Certifique-se de que lê atentamente o aviso de privacidade, que explica detalhadamente os tipos de informações pessoais que recolhemos, como os recolhemos, para que os podemos utilizar e com quem os podemos partilhar.
Sem prejuízo dos seus direitos ao abrigo das leis aplicáveis, este Aviso de Privacidade não é contratual e não faz parte do seu contrato connosco.
1. Quem somos: MSC Cruises SA
MSC Cruises S.A., com sede na Avenue Eugène-Pittard 16, Genebra, Suíça, registada para efeitos fiscais sob o número 060.667.071 (CHE-112.808.357), e atuando como responsável pelo tratamento de dados (doravante, o “Controlador de Dados”, “MSC Cruzeiros”, ou “nós”) está empenhado no tratamento justo dos seus dados pessoais (“os seus dados”).
Para lhe proporcionar uma ótima experiência, recolhemos dados pessoais sobre si em diversas ocasiões, como quando navega no site da nossa empresa, quando reserva um cruzeiro ou quando faz compras a bordo.
Dado que estamos sediados na Suíça, mas prestamos os nossos serviços a nível global a indivíduos também localizados na UE/EEE, nomeámos a MSC Procurement & Logistics SPA (Via Balleydier 7N 16149, Génova, Itália) como representante na União Europeia.
A MSC Cruzeiros está empenhada em proteger e utilizar de forma legal e ética as informações de identificação pessoal recolhidas de antigos, atuais e potenciais hóspedes, funcionários, parceiros de negócios e seus representantes, bem como de todos os indivíduos que nos forneceram informações.
Assim, e como fazemos parte do Grupo de empresas MSC Cruzeiros, nomeámos um Encarregado de Proteção de Dados do Grupo (“DPO”). O DPO está disponível para qualquer informação relativa ao tratamento de dados pessoais efetuado pela MSC Cruzeiros através de dpo@msccruises.com. Também pode enviar solicitações por escrito; nesse caso, especifique “Ao cuidado do responsável pela proteção de dados” no envelope.
Tenha em atenção que, ao reservar através de uma agência de viagens, esta completará a sua reserva inserindo os dados necessários nos nossos sistemas de reservas, atuando como controlador de dados autónomo. Isto significa essencialmente que a agência de viagens decide de forma independente como tratar os seus dados pessoais para atividades sob a sua competência e é responsável pelo tratamento e pelas medidas adequadas de proteção de dados. Para obter detalhes sobre as atividades de tratamento que envolvem os seus dados pessoais, contacte a agência de viagens local.
Da mesma forma, caso tenha reservado um pacote ‘Voo e Cruzeiro’ e efetuado uma reserva de voo connosco ou através de um agente de viagens, os voos deverão ser fornecidos pela(s) companhia(s) aérea(s) que também serão consideradas separadamente como responsáveis pelo tratamento de dados em relação aos dados dos passageiros tratados no contexto da prestação de serviços de voo. Pode aceder às políticas de privacidade das respetivas agências de viagens ou companhias aéreas através dos seus próprios sites ou escritórios.
2. O que são dados pessoais e que categorias de dados pessoais recolhemos
Dados pessoais significam qualquer informação que o identifique ou que possa ser utilizada para o identificar indiretamente, como o seu nome e dados de contacto, planos de viagem, histórico de compras e preferências.
Ao utilizar os nossos serviços, terá de nos fornecer os seus dados pessoais e/ou os dados da(s) pessoa(s) que irão viajar.
Em relação às atividades de tratamento relevantes descritas abaixo, tratamos as seguintes categorias de dados pessoais:
- Dados de identidade e contacto (e.g., nome, número de identificação, endereço de e-mail, data de nascimento, idade, sexo, etc.);
- Informação sobre reservas e viagens (ex. número de reserva, pacotes específicos associados à reserva, reclamações, etc.);
- Fotografias (por exemplo, fotografia de segurança tirada antes do embarque, fotografias tiradas pelos nossos fotógrafos a bordo, etc.);
- Gravações (por exemplo, gravações áudio, como chamadas telefónicas, CCTV);
- Preferências (por exemplo, informação e inferências sobre compras a bordo, padrões de comportamento, interesses, etc.);
- Dados financeiros e de pagamento (por exemplo, faturas, informações de pagamento, informações fiscais sobre ganhos de casino, etc.);
- Dados técnicos relacionados com a atividade online (por exemplo, endereço IP, registos de ligação a Wi-Fi, atividade no nosso website, etc.);
- Dados de saúde (por exemplo, formulário de necessidades especiais, registos médicos/faturas médicas, etc.);
- Biometria (por exemplo, quando exigido pelas autoridades portuárias ou para associar as suas fotos ao seu número de cabine e conta);
- Dados de geolocalização (por exemplo, localização aproximada baseada no endereço IP);
- Dados sobre crenças religiosas ou filosóficas (por exemplo, formulário de necessidades especiais e necessidades alimentares específicas que possam indicar tais crenças, etc.).
3. Porquê, quando e como recolhemos dados sobre si ou outras pessoas
Recolhemos dados pessoais sobre si sempre que utiliza os nossos serviços (quer estes serviços sejam fornecidos por nós ou por outras empresas ou agentes que atuem em nosso nome), incluindo quando viaja connosco, quando utiliza o nosso website ou aplicação móvel, ou interage connosco por e-mail ou ligando para a nossa central de contacto.
Além disso, podemos receber informações pessoais sobre si de terceiros, tais como:
Empresas por nós contratadas para lhe prestar serviços;
Empresas envolvidas nos seus planos de viagem, incluindo companhias aéreas e autoridades alfandegárias e de imigração;
Empresas que participam nos nossos programas de fidelização e outros programas de clientes;
Empresas que atuam como nossos parceiros comerciais terceiros com quem interagiu e com quem consentiu em fornecer-nos os seus dados para receber comunicações de marketing.
Note também que quando nos fornece dados sobre outras pessoas (por exemplo, dados de passageiros que viajam consigo, dados de contacto de emergência, informações de cartão de crédito pertencentes a outra pessoa), como um acompanhante de viagem ou menor, informamos que esta é da sua responsabilidade garantir que tais indivíduos o autorizaram a fazê-lo e que estão cientes, compreenderam e aceitaram a forma como a nossa empresa utiliza as suas informações (conforme descrito neste Aviso de Privacidade).
Abaixo encontrará as principais finalidades pelas quais os seus dados são processados.
a. Responder aos seus pedidos (via site, call center ou e-mail)
Poderá submeter o seu pedido relativo às nossas atividades e serviços através de diversos canais (telefone, e-mail, SMS, sistemas de mensagens, etc.). Para que possamos responder ao seu pedido, necessitamos de tratar os seus dados de Identidade e de Contacto, bem como o conteúdo da sua consulta. Sem estes dados, não poderemos fornecer-lhe as informações solicitadas. Este tratamento é realizado para tomar medidas a seu pedido antes de celebrar um contrato ou para responder ao seu pedido no contexto dos nossos cruzeiros e serviços que adquiriu.
Além disso, através dos vários formulários do site, pode solicitar ser contactado através de vários canais (telefone, e-mail, SMS, sistemas de mensagens, etc.). Caso preencha o nosso formulário de encomenda online para contacto telefónico:
Entraremos em contacto consigo conforme a sua preferência na data e hora que especificou no formulário de candidatura;
Entraremos em contacto nos dias seguintes de acordo com o horário inicial indicado, caso a chamada não seja atendida ou a ligação falhe;
Faremos no máximo 3 tentativas de contacto telefónico caso a chamada não seja atendida ou a ligação falhe e, caso nenhuma seja bem-sucedida, entraremos em contacto por e-mail para o informar das nossas tentativas e convidá-lo a fazer um novo pedido se ainda desejar ser contactado novamente.
Note também que se nos contactar através da nossa central de atendimento, as chamadas telefónicas poderão ser gravadas para fins legais, quando exigido pelas regulamentações locais. Noutros casos, se a gravação da chamada não for obrigatória pelas leis locais, com o seu consentimento, as chamadas poderão ser gravadas para proteção e reprodutibilidade de compromissos verbais e poderão ser cruzadas com outros dados de reserva. As gravações de chamadas também podem ser processadas com base no nosso interesse legítimo em cumprir a garantia de qualidade e fins de formação. Se a chamada estiver a ser gravada, será notificado no início da chamada. Note que isto se aplica apenas a chamadas recebidas, uma vez que não gravamos chamadas efetuadas.
b. Concluir e tratar da reserva de um cruzeiro (através do nosso website, aplicação, contact center ou agência de viagens)
Para viajar ou permanecer a bordo dos nossos navios, necessitamos de processar a sua identidade e dados de contacto, bem como informações financeiras e de pagamento na fase de reserva. Registamos também as suas informações de reserva e de viagem, como a data e o porto de embarque e desembarque, o tipo de camarote, a experiência do cruzeiro, bem como as informações sobre os pacotes ou outros produtos e serviços adquiridos antes do cruzeiro.
Processamos estas informações para finalizar a sua reserva e emitir o bilhete relevante e as instruções de viagem. A este respeito, tenha em atenção que também poderemos enviar-lhe comunicações ou notificações através da nossa aplicação para lhe fornecer documentos e informações relevantes, bem como para o informar sobre as medidas necessárias que precisa de tomar antes da sua viagem. Estes passos podem incluir alterações nos horários de embarque ou desembarque, alterações ou cancelamentos de excursões em terra, alterações ou cancelamentos de itinerário do navio, bem como outras informações de última hora relacionadas com a sua reserva (por exemplo, devido a mau tempo ou circunstâncias imprevistas ).
Se já reservou o seu cruzeiro, pode utilizar o seu número de reserva, endereço de e-mail e data de nascimento para iniciar sessão diretamente através da aplicação. Isto permitir-lhe-á gerir a sua reserva existente, bem como visualizar e reservar os nossos serviços/produtos a bordo.
Se tiver utilizado o mesmo e-mail da sua conta MSC para reservar um cruzeiro, a aplicação recuperará automaticamente a sua reserva assim que fizer login. Por outro lado, se reservou um cruzeiro utilizando um e-mail diferente daquele utilizado para registar uma conta e fazer login através da aplicação, pode recuperar a sua reserva manualmente, inserindo o seu número de reserva, nome, apelido, e data de nascimento. Poderá então gerir a sua reserva, bem como adquirir outros produtos/serviços para a sua próxima viagem.
Além disso, se encontrar algum problema durante a fase de pagamento da sua reserva (ou seja, problema técnico ou erro no pagamento), poderemos contactá-lo diretamente por telefone no prazo de 24 a 48 horas após a sua tentativa de finalizar a reserva para oferecer nosso suporte.
Processamos todos os dados acima com base no nosso contrato consigo e para realizar as atividades anteriores à compra dos nossos cruzeiros e serviços.
Também terá de fornecer informações sobre documentos de viagem e vistos válidos, quando aplicável. Além disso, alguns portos de escala exigem a utilização de tecnologia de reconhecimento facial para facilitar a validação dos documentos de viagem e poderá ser-lhe solicitado que forneça dados biométricos para embarcar ou desembarcar nesses portos. Processamos esta informação para cumprir os requisitos regulamentares nos portos de escala, portanto com base numa obrigação legal existente. Sem esta informação, não poderemos concluir os preparativos da sua viagem.
c. Registando o seu cartão de crédito para compras futuras
Mediante o seu consentimento, oferecemos a opção de registar o seu cartão de crédito na aplicação ou site para facilitar os pagamentos e ter as suas futuras compras a bordo debitadas diretamente no seu cartão.
Note que esta funcionalidade é opcional e se não nos quiser fornecer os dados do seu cartão de crédito na aplicação, basta utilizar os totens a bordo para recarregar o seu cartão de cruzeiro enquanto estiver no navio.
d. Acomodando as suas necessidades especiais
Durante o processo de reserva, em alguns casos, poderá fornecer informações e documentos contendo dados de saúde ou dados sobre crenças religiosas ou filosóficas (por exemplo, preferências alimentares que indiquem a observância de uma religião específica – como comida kosher ou halal – ou condições médicas que requerem especial atenção a bordo – como deficiências ou doença celíaca). Tratamos estes dados com base no seu consentimento informado e específico. Não é obrigatório fornecer estes dados, mas esteja ciente de que se não os fornecer, não poderemos satisfazer as suas necessidades a bordo.
e. Enviando comunicações de marketing para si
Com o seu consentimento, poderemos tratar a sua identidade e dados de contacto, informações de reservas e viagens, preferências e dados técnicos relacionados com a atividade online para fins de marketing, incluindo para lhe enviar questionários/inquéritos, realizar estudos de mercado, bem como marketing direto via e-mail. , bem como para atividades de marketing no amplo sentido, incluindo eventos de prémios, jogos e competições, produtos e/ou serviços relacionados com as nossas subsidiárias/outras empresas do nosso grupo e os nossos parceiros de negócios (por exemplo, atividades turísticas, companhias aéreas/serviços de transporte, marcas de luxo, agências de viagens, companhias de seguros, etc.) e/ou a outros produtos e/ou serviços de terceiros.
Além disso, como parte dos nossos esforços para lhe fornecer informações e ofertas relevantes, poderemos também adquirir os dados pessoais acima dos nossos parceiros comerciais terceiros. Este processo envolve receber ou aceder a bases de dados dos nossos parceiros de confiança para identificar indivíduos que possam estar interessados nos nossos serviços e produtos e que tenham consentido que os seus dados sejam partilhados por esses parceiros de negócios com a MSC Cruzeiros.
Tenha em atenção que não é obrigatório fornecer o seu consentimento para receber mensagens promocionais e ofertas nossas ou de terceiros, mas sem ele não poderemos enviar-lhe comunicações que possam ser do seu interesse.
Uma vez que o tratamento dos seus dados para as finalidades acima indicadas se baseia no seu consentimento, pode retirar esse consentimento a qualquer momento clicando no link “cancelar subscrição” na parte inferior de um e-mail de marketing recebido da nossa parte, enviando-nos um e-mail para o endereço de e-mail previsto na secção 1 deste aviso, respondendo STOP a qualquer SMS ou mensagem de Whatsapp de marketing recebida da nossa parte, ou através da área privada do site. Qualquer consentimento pode ser retirado a qualquer momento, sem afetar a licitude do tratamento baseado no consentimento antes da sua retirada.
f. Enviando as suas comunicações personalizadas
Com o seu consentimento, poderemos tratar os seus dados pessoais através do rastreamento das suas compras a bordo, da sua atividade de navegação na nossa aplicação ou com base em dados recolhidos de programas especiais realizados periodicamente. Poderemos utilizar estes dados para análise das suas preferências, hábitos, comportamento e/ou interesses, de forma a enviar-lhe comunicações comerciais personalizadas e realizar ações promocionais direcionadas.
Dado que o tratamento dos seus dados para as finalidades acima indicadas se baseia no seu consentimento específico, poderá retirá-lo a qualquer momento, enviando-nos um e-mail para o endereço de e-mail indicado na secção 1 deste aviso ou conforme gestão de consentimento dedicada, dependendo do canal utilizado (ou seja, no nosso website ou através da aplicação).
Além disso, apenas se estiver sediado fora da UE/EEE, especificamente nos Estados Unidos, e com o seu consentimento, poderemos também tratar os seus dados de identidade e contacto, informações de reservas e viagens, preferências e dados técnicos relacionados com a atividade on- line para fins de marketing.
Processamos os seus dados para as finalidades indicadas acima, utilizando tanto meios automatizados, como e-mails, mensagens de texto, mensagens publicitárias através de redes sociais, etc., como também meios não automatizados, como correio normal, chamada dos nossos operadores, folhetos no seu camarote, etc. Personalizamos a nossa comunicação analisando as suas preferências de viagem, experiências, hábitos de consumo e analisando estudos de mercado para melhorar a gama de serviços oferecidos e enviar-lhe comunicações que possam ser do seu interesse.
Tenha também em atenção que, com o seu consentimento, poderemos realizar atividades de marketing nas redes sociais. Para atingir públicos que acreditamos possam estar interessados nas nossas ofertas e comunicações, realizamos atividades de definição de perfis que têm em conta a análise das suas interações, preferências e comportamentos.
Além disso, quando navega no nosso Site, utilizamos cookies de perfil que podem rastrear algumas informações sobre si, desde que consinta na utilização de tais cookies. Utilizamos esta informação para tornar o Site mais intuitivo e para lhe sugerir produtos ou serviços que possam ser do seu interesse. Pode encontrar mais informações sobre a utilização de cookies e outras tecnologias de rastreio utilizadas no Site abaixo.
Antes de embarcar no navio de cruzeiro, também registaremos o seu interesse em receber ofertas especiais personalizadas no seu camarote. Por exemplo, se viaja com crianças, enviar-lhe-emos informações específicas sobre os eventos que organizamos para crianças a bordo.
Dado que o tratamento dos seus dados para as finalidades acima indicadas se baseia no seu consentimento específico, informamos que poderá retirar o seu consentimento a qualquer momento, clicando no link “cancelar subscrição” no final das nossas comunicações, se disponível, ou por utilizar os dados de contacto fornecidos na secção 1 deste aviso.
g. Envio de informações sobre produtos e serviços semelhantes aos que já reservou
Quando nos fornece o seu endereço de e-mail no contexto da compra de qualquer um dos nossos produtos ou serviços, poderemos utilizá-lo para lhe enviar informações sobre produtos ou serviços semelhantes ou relacionados com os que adquiriu (incluindo todos os serviços e experiências que pode comprar e desfrutar a bordo dos nossos navios durante o seu cruzeiro), a menos que exerça o seu direito de optar por não receber as nossas comunicações de marketing no momento da reserva ou posteriormente através do link “cancelar subscrição” no rodapé do nosso e -mail.
Este tratamento de dados é realizado com base no nosso legítimo interesse em informá-lo sobre produtos e serviços semelhantes ou relacionados que oferecemos e que podem melhorar a sua experiência de cruzeiro. Pode obter informações sobre o teste de equilíbrio mediante pedido, utilizando o endereço de e-mail de contacto fornecido na secção 1 deste aviso.
h. Conformidade com as leis aplicáveis
Quando fornece dados pessoais à MSC Cruzeiros, somos obrigados a processá-los de acordo com as leis aplicáveis, o que pode incluir o armazenamento e a comunicação de dados pessoais às autoridades oficiais. Estas atividades incluem, por exemplo, o tratamento de dados pessoais para cumprimento da legislação fiscal e tributária, ou o acompanhamento do embarque e desembarque do navio pelos nossos hóspedes e eventual comunicação de tais informações às autoridades.
i. Configurar e gerir a sua conta MSC Cruzeiros no nosso site ou aplicação móvel
Ao criar uma conta no nosso site ou aplicação móvel, poderá gerir a sua reserva acedendo à sua área pessoal no momento do login. Isto permitir-lhe-á, por exemplo, fazer o check-in online ou reservar ou visualizar reservas já efetuadas, ou visite a sua área de filiação no MSC Club. Para estes efeitos, tratamos os seus dados de identidade e contacto, informações de reservas e viagens, preferências, bem como dados técnicos relacionados com a atividade online.
Note que a criação de uma conta para estes fins é totalmente opcional. Processamos os seus dados para esta finalidade no contexto da execução de um contrato do qual é parte ou para realizar atividades anteriores à celebração de um contrato connosco.
j. Efetuar o check-in online através da sua conta MSC Cruzeiros ou aplicação MSC
Para melhorar o seu processo de check-in e evitar filas no terminal, o nosso website e aplicação permitem-lhe fazer o check-in online. Para tal, terá de fornecer algumas informações sobre si (e quaisquer acompanhantes de viagem) e a sua reserva. Para este efeito, iremos solicitar que carregue determinadas informações para prosseguir, tais como a sua identidade e dados de contacto, informações de viagem e reserva (ou seja, passaporte, documento de identidade, vistos relevantes necessários para viajar) e a sua fotografia de segurança.
Processamos estas informações com base no nosso contrato consigo, bem como na nossa obrigação legal de recolher as informações de viagem necessárias no terminal e nos portos de escala. Além disso, também tratamos a sua foto neste caso para garantir a segurança a bordo dos nossos passageiros e tripulantes, de acordo com o nosso interesse legítimo.
Depois de realizar o check-in online com sucesso, receberá as informações da viagem, como o seu bilhete, bem como um código QR para ser utilizado no embarque no cruzeiro reservado. Este código QR será digitalizado pelo nosso pessoal para validar o seu bilhete no momento do embarque.
Em qualquer caso, informamos que não é obrigatório realizar o check-in online, podendo saltar esta etapa e seguir diretamente para o terminal e realizar o check-in com os nossos colaboradores.
k. Permitir que os hóspedes conversem entre si através do MSC for Me Chat
A funcionalidade de chat do aplicativo MSC for Me permite que os hóspedes entrem em contacto. Recolhemos os seguintes dados pessoais para prestar o serviço de Chat:
• Nome e apelido
• Número da cabine
• ID da Internet
• Lista de contactos de chat, incluindo o estado de associação a grupos com vários contactos
• Mensagens enviadas/recebidas
• Estado online/offline ao longo do tempo
• Enviou ficheiros recebidos, fotos
• Foto de perfil
Processamos os dados pessoais acima com base no nosso contrato consigo e para lhe fornecer o serviço de chat se desejar utilizá-lo.
Note que o histórico de chat será automaticamente eliminado no dia seguinte ao desembarque. No que respeita às mensagens multimédia partilhadas, como fotografias e/ou vídeos, estes ficheiros serão eliminados após 30 dias e não poderão ser mais descarregados pelo passageiro.
l. Processamento de informação através do seu Cartão de Cruzeiro
Ao embarcar na sua viagem, receberá um cartão de cruzeiro exclusivo para o seu cruzeiro específico, contendo o seu nome completo, o número do camarote, bem como um ID de Internet exclusivo.
Mais concretamente, tratamos os seus dados através do cartão cruzeiro para as seguintes finalidades:
registar e gerir as compras a bordo efetuadas com o seu cartão de cruzeiro (exceto algumas lojas, onde pode pagar com o seu cartão de crédito pessoal), incluindo a compra de pacotes WiFi e fotos comerciais a bordo (conforme especificado mais abaixo), bem como a reserva de excursões ou atividades a bordo. Informamos que sempre que fizer uma compra a bordo digitalizando o seu cartão de cruzeiro, os nossos colaboradores visualizarão a foto de segurança associada para verificar a identidade do comprador.
realizar as atividades necessárias ao embarque e desembarque durante os trânsitos nos portos (todas as entradas e saídas do navio são rastreadas pela equipa de segurança através da digitalização do cartão).
Todas as informações de compra processadas através do seu cartão de cruzeiro são necessárias para cumprirmos as nossas obrigações legais de manter registos precisos para efeitos de prestação de contas e impostos. Além disso, de acordo com as nossas obrigações legais, exigimos também a digitalização do cartão do cruzeiro, que deverá ser comparado com a sua imagem de segurança a bordo para evitar casos de fraude e para verificar a legalidade da compra, por exemplo, para garantir que não não servir bebidas alcoólicas a menores que possam fazer uso do cartão de outra pessoa.
Também processamos estes dados com base no nosso contrato consigo para emitir faturas e recibos de pagamento durante o seu tempo a bordo. Note que se não nos fornecer o seu cartão, não poderemos fornecer quaisquer produtos e/ou serviços que exijam compra através da digitalização do seu cartão de cruzeiro.
Além disso, também verificamos o seu cartão de cruzeiro por motivos de segurança quando entra e sai do navio. Isto baseia-se no nosso legítimo interesse em garantir que monitorizamos todos os nossos passageiros a bordo, especialmente durante o trânsito e o tempo de cruzeiro. Além disso, deve ser mantida uma lista de todos os passageiros com base nas nossas obrigações legais de a comunicar às autoridades competentes, como durante os portos de escala. Note que todos os passageiros devem fornecer o seu cartão de cruzeiro para entrar ou sair do navio.
m. Compra de pacote Wi-Fi a bordo
Todos os hóspedes têm uma identificação única impressa no seu cartão de cruzeiro (Internet ID) para utilizar ao iniciar sessão na ligação Wi-Fi. Se já adquiriu um pacote de internet durante a fase de reserva ou no balcão designado no cruzeiro, pode fazer login através do site Wi-Fi da MSC e ligar-se inserindo a sua data de nascimento e o ID de internet. Caso contrário, iremos solicitar que proceda à compra de um pacote específico em função das suas necessidades de consumo.
Processamos os dados recolhidos no âmbito do pacote Wi-Fi para lhe prestar o serviço solicitado e por motivos de conformidade. Além disso, tratamos dados técnicos relacionados com a atividade online para rastrear o seu acesso e utilização (dados de tráfego) da Internet para o nosso interesse legítimo, a fim de garantir o funcionamento adequado, bem como em caso de reclamações/reclamações (por ex. , devido a problemas técnicos).
Tenha em atenção que o fornecimento dos seus dados para a finalidade acima referida é necessário para poder adquirir e utilizar o nosso serviço Wi-Fi a bordo.
n. Assistência médica a bordo
Caso visite o nosso centro médico a bordo, ou receba um médico na sua cabine, necessitaremos de recolher a sua identidade e dados de contacto, informações de reserva e viagem e dados de saúde (sintomas, diagnóstico, tratamento, etc). Processamos os seus dados de saúde para satisfazer as suas necessidades médicas e de segurança com base no seu consentimento.
Dependendo da gravidade do caso, os seus dados poderão também ser recolhidos para fins de segurança e saúde pública. Em caso de emergência médica ou necessidade de prestar assistência médica em terra, poderemos ter de o desembarcar para garantir que será devidamente assistido numa instalação apropriada.
Após a visita, conservaremos uma cópia do seu relatório médico por um período de 10 anos para efeitos de seguro e conformidade legal.
Note que não é obrigado a partilhar connosco todos os seus dados pessoais, no entanto, sem eles, não poderemos satisfazer as suas necessidades médicas.
o. Miniclube a bordo
Se é pai ou responsável legal e deseja inscrever o seu filho (até aos 11 anos inclusive) no miniclube, iremos solicitar que forneça informações específicas sobre o seu filho (incluindo dados de saúde, tais como quaisquer questões médicas ou preferências alimentares específicas ou necessidades dietéticas que devamos considerar).
Recolhemos estes dados apenas com base no seu consentimento enquanto tutor legal da criança.
No embarque, as crianças com menos de 11 anos receberão uma pulseira localizadora contendo um código de barras contendo o seu nome completo, bem como os dados do responsável autorizado a ir buscá-las. O código de barras da pulseira é lido em todas as entradas e saídas do clube infantil.
Processamos esta informação com base no nosso legítimo interesse em garantir a segurança e o paradeiro de menores a bordo do nosso navio. Tenha em atenção que o fornecimento de dados para este efeito não é obrigatório, mas caso se recuse a prestar essa informação, não lhe será possível prestar o serviço Kids Club, por razões de segurança.
p. Tratamento de pedidos, reclamações e comentários
Acompanhamos os comentários e reclamações que faça a bordo e/ou após o desembarque para responder adequadamente aos seus pedidos. Tratamos estes dados no âmbito da prestação de serviços que lhe prestamos ou com base no nosso interesse legítimo em proteger os interesses e direitos da nossa empresa em caso de litígio. Tem a opção de fazer uma reclamação ou comentário anónimo, mas esteja ciente de que, em alguns casos, será impossível para nós dar seguimento à reclamação ou prestar assistência e apoio.
Além disso, podemos utilizar o conteúdo do pedido, reclamação ou comentário para melhorar os nossos serviços a bordo. Limitamos ao máximo a utilização de dados que o possam identificar pessoalmente neste caso. Este processamento é realizado com base nos nossos legítimos interesses em desenvolver os nossos serviços de uma forma que garanta aos nossos hóspedes uma experiência agradável a bordo.
No caso de um pedido de reembolso através do nosso website, também processaremos a sua identidade e dados de contacto, informações de reserva e viagem, bem como dados financeiros e de pagamento para aprovar e emitir o reembolso uma vez processado. Processamos estes dados com base no nosso contrato consigo, que também serão retidos para cumprir as nossas obrigações legais, como para fins fiscais e contabilísticos.
q. Garantir a segurança a bordo
Acompanhamos sempre as pessoas que estão a bordo para podermos garantir a segurança de todos durante todo o cruzeiro e lidar com situações de crise. Por isso, registamos a sua identidade e dados de contacto, bem como as suas informações de reserva e viagem, fotografia de segurança e dados de saúde (informações sobre necessidades especiais, quando fornecidas, que podem exigir assistência específica em caso de emergência).
A fotografia de segurança tirada durante o processo de check-in também está ligada ao perfil do seu cartão de cruzeiro, pelo que, sempre que um dos nossos tripulantes digitalizar o seu cartão, poderá visualizar a sua fotografia de segurança para garantir que o cartão realmente lhe pertence.
Tratamos estes dados com base no nosso interesse legítimo de garantir a segurança pública e de gerir potenciais situações de crise. Tenha em atenção que o fornecimento de dados para este efeito não é obrigatório, mas caso se recuse a fornecer esta informação, poderemos não conseguir acomodá-lo a bordo dos nossos cruzeiros.
Além disso, ao chegar ao balcão de check-in do terminal antes de embarcar no seu navio, o nosso agente irá perguntar-lhe se apresentou uma série de sintomas nas últimas 48 horas antes do embarque, de forma a garantir a saúde pública de todos a bordo. Caso não tenha apresentado nenhum dos sintomas listados, o agente prosseguirá com o processo de check-in. Pelo contrário, se você ou um membro da mesma reserva tiver apresentado algum dos sintomas listados, será encaminhado para uma área privada designada para ser avaliado pela nossa equipa médica. Após uma triagem secundária, a equipa médica aprovará ou negará o seu embarque. Neste último caso, o embarque será negado por motivos médicos.
Iremos processar os seus dados de saúde por motivos de interesse público na área da saúde pública, como a proteção contra ameaças transfronteiriças graves para a saúde. Tenha em atenção que o fornecimento de dados para este fim não é obrigatório, mas se recusar fornecer esta informação, poderemos não conseguir acomodá-lo a bordo dos nossos cruzeiros por razões de segurança.
Por último, tratamos alguns dos seus dados pessoais no que diz respeito à prevenção/deteção de fraudes e para fins de segurança. Neste caso, confiamos no nosso interesse legítimo em prevenir e detetar fraudes em nosso próprio prejuízo.
Dado que a segurança a bordo dos nossos cruzeiros é confiada à empresa do nosso grupo localizada no Reino Unido, na qualidade de armador, informamos que o responsável pelo tratamento dos dados das atividades acima referidas é a MSC Cruise Management (UK) Ltd, 5 Roundwood Avenue, Londres, e o processador de dados é a MSC Cruzeiros. Isto significa praticamente que as decisões sobre como os seus dados pessoais são processados para garantir a segurança a bordo são tomadas pelo armador, a MSC Cruise Management (Reino Unido).
r. Programa de fidelização
Quando se inscreve no nosso programa de fidelização (MSC Voyagers Club), processaremos os detalhes da sua conta de fidelização, incluindo a identidade e os dados de contacto, as informações de viagem e reserva e as preferências, como o saldo de pontos, a atividade da conta, os marcos do cruzeiro e fidelidade. Criamos estes detalhes para si quando adere ao nosso programa de fidelização e atualizamo-los à medida que credita reservas e outras atividades na sua conta de fidelização. Processamos estas informações com base no contrato que temos consigo e nos termos e condições que aceita para aderir ao nosso programa. Consequentemente, as informações acima são necessárias para lhe fornecer produtos/serviços exclusivos dedicados aos membros do nosso programa de fidelização e permitir-lhe ter acesso a grupos de foco específicos e à nossa comunidade.
s. Casino
Quando joga no casino a bordo usando o seu cartão de cruzeiro, processamos a sua identidade e detalhes de contacto assim como informação das suas jogadas e gastos nos casinos a bordo (incluindo o montante gasto, detalhes da recompensa de lealdade, pontos adquiridos e padrões de jogo) se decidir registar-se. Caso contrário, poderá jogar com dinheiro sem registo e, portanto, não processaremos a sua identidade e dados de contacto.
Note também que, para além da instalação de câmaras CCTV no navio para os fins descritos abaixo, estas câmaras também são instaladas no casino para garantir a integridade do jogo e prevenir fraudes.
Além disso, informamos que caso pretenda afastar-se do casino (por exemplo devido ao vício do jogo), poderá assinar um formulário de autodeclaração para permitir que a nossa equipa o identifique e faça o possível para impedi-lo de aceder ao casino. O fornecimento destes dados baseia-se no seu consentimento e é totalmente opcional.
t. Atividades de processamento de dados relacionadas com CCTV
Utilizamos circuito fechado de televisão (“CCTV”) a bordo dos nossos navios, incluindo em todos os pontos de acesso e em todas as áreas públicas. Estas câmaras CCTV estão continuamente ligadas e, portanto, podem aparecer imagens suas nestas gravações. As imagens de CCTV também podem incluir gravações de som. Realizamos esta atividade com base no nosso interesse legítimo e utilizamos esta informação para fins de segurança para reconhecer, identificar e manter registos de incidentes, facilitar investigações e soluções, para proteger os nossos direitos e os direitos dos nossos hóspedes, para permitir medidas de saúde pública , para prevenir e detetar fraudes ou cumprir outros requisitos legais ou regulamentares. Uma vez que todos os nossos navios estão equipados com câmaras CCTV, o tratamento dos seus dados para as finalidades acima referidas não é opcional.
Além disso, em caso de incidente de segurança, os agentes de segurança reunirão todas as provas dos hóspedes e da tripulação envolvida para elaborar um relatório. Se for testemunha, suspeito ou vítima durante um incidente, note que o fornecimento do seu depoimento não é obrigatório.
No caso de um incidente deste tipo, quando existam imagens de CCTV disponíveis, as imagens poderão ser extraídas e armazenadas até 5 anos, ou por mais tempo, se necessário, dependendo das circunstâncias do caso específico (por exemplo, devido à investigação das autoridades).
Quando as filmagens/gravações CCTV não são extraídas ou utilizadas, são apenas armazenadas até 30 dias a partir da data da gravação.
u. Atribuição de lugares de mesa adequados
Processamos alguns dados pessoais sobre si para o atribuir a uma mesa de jantar num dos nossos principais restaurantes durante o cruzeiro, para garantir que pode desfrutar da sua refeição sem ter de procurar uma mesa adequada para si e para as pessoas que está . Para atribuir as mesas, o nosso Maître D’ tem em conta elementos como o tamanho do grupo com quem vai viajar e a língua da sua preferência. Pode solicitar uma mesa diferente a qualquer momento, contactando o Maître D’ ou o Guest Service a bordo. Este processamento de dados é realizado com base no nosso contrato consigo para garantir que todos os passageiros têm lugares adequados para jantar a bordo.
v. Revendo os seus dados através de smart TV
No seu camarote, pode também utilizar a TV para aceder à aplicação MSC for me, bem como ao seu perfil MSC para verificar todas as compras e atividades a bordo que foram realizadas através do cartão de cruzeiro. Processamos e exibimos estes dados para si com base no nosso contrato consigo. Estes dados só serão exibidos e disponíveis na TV da cabine durante a sua estadia a bordo e serão removidos assim que fizer o check-out.
w. Medidas disciplinares e cautelares
Note que temos autoridade para negar o embarque ou ordenar o desembarque de um passageiro cuja presença a bordo possa ser considerada como um perigo potencial para si e/ou outros passageiros e/ou para o navio, ou quando o seu comportamento possa afetar ou comprometer o conforto e diversão dos outros passageiros a bordo. Para lidar com tais casos, poderemos tratar os dados necessários para o efeito, incluindo informações de identidade e contacto, informações de reserva e de viagem, fotografias de segurança, bem como informações sobre a causa da medida com base no nosso contrato com o passageiro relevante e no nosso legítimo interesse. Dado que a segurança a bordo dos nossos cruzeiros é confiada à empresa do nosso grupo localizada no Reino Unido, na qualidade de armador, informamos que o responsável pelo tratamento dos dados das atividades acima referidas é a MSC Cruise Management (UK) Ltd, 5 Roundwood Avenue, Londres, e o processador de dados é o Explora. Isto significa praticamente que as decisões sobre como os seus dados pessoais são processados para garantir a segurança a bordo são tomadas pelo armador, a MSC Cruise Management (Reino Unido).
x. Fotos comerciais a bordo
A bordo dos nossos navios, existem vários quiosques geridos pelos nossos parceiros terceiros onde pode visualizar, comprar e imprimir todas as fotografias e vídeos que lhe foram tirados durante o cruzeiro. Caso pretenda visualizar as suas fotografias mais tarde, pode adquiri-las e descarregá-las online após o desembarque em mymscphotos.com, criando uma conta e utilizando o seu ID de Internet no seu cartão de cruzeiro. Processamos estes dados pessoais com base no nosso legítimo interesse em exibir e permitir que compre as suas fotos. Os dados biométricos, como por exemplo através do uso de tecnologia de reconhecimento facial, podem ser utilizados para associar as suas fotografias à sua conta ou ao número da cabine. Processamos os seus dados neste sentido de acordo com a nossa relação contratual consigo. No caso de eventos especiais ou fotos comerciais a serem exibidas publicamente a bordo, forneceremos um formulário específico para solicitar o seu consentimento.
Os dados pessoais tratados para este fim serão conservados pela MSC Cruzeiros e pelos nossos parceiros nos nossos ficheiros digitais por um período de 3 meses, após o qual as fotos disponíveis para compra serão eliminadas.
y. Atividades adicionais de processamento de dados a bordo
Algumas informações adicionais sobre si poderão ser recolhidas durante o cruzeiro em formulários de bolso, para que possa participar em atividades específicas (por exemplo, ginásio ou spa) ou para satisfazer o pedido de pacotes específicos. Os dados tratados variam consoante a atividade específica a bordo, no entanto, asseguramo-nos de que apenas recolhemos os dados estritamente necessários para atingir as finalidades específicas. Consulte os formulários a bordo que lhe foram fornecidos antes da sua participação em tais atividades para obter mais detalhes.
4. Por quanto tempo guardamos os dados
De acordo com o princípio da limitação do armazenamento, os dados pessoais que recolhemos são conservados de uma forma que permite a identificação dos titulares dos dados apenas durante o período necessário para as finalidades para as quais os dados pessoais são recolhidos e tratados em cada caso concreto , e em qualquer caso, não mais do que o especificado pelas leis aplicáveis relevantes.
Geralmente, as informações relativas aos serviços reservados e à relação contratual que temos consigo serão conservadas por um período não superior a 10 anos.
Os dados pessoais recolhidos com base no seu consentimento, especificamente para efeitos de envio de comunicações de marketing e criação de perfis, serão conservados até que retire o seu consentimento e, em qualquer caso, não mais de 7 anos a partir da retirada desse consentimento.
Nos casos em que o período de conservação não esteja especificamente indicado acima, definimos uma Política Corporativa de Retenção de Dados que descreve o prazo para o tratamento dos dados, no final do qual todas as cópias dos dados pessoais são destruídas ou anonimizadas utilizando técnicas adequadas que impedem a re -identificação do indivíduo em causa.
Para mais informações sobre os nossos prazos de conservação de dados pessoais e os critérios adotados na determinação desses prazos, contacte o nosso DPO através do endereço de correio eletrónico indicado na Secção 1.
5. Categorias de destinatários de dados e transferência de dados pessoais
Armazenamos os seus dados pessoais em servidores localizados em Frankfurt. Poderemos transferir dados pessoais para empresas do Grupo MSC Cruzeiros ou outras organizações terceiras respeitáveis localizadas dentro ou fora da Suíça. Os seus dados pessoais podem também ser partilhados com destinatários localizados fora da União Europeia ou do Espaço Económico Europeu. Para todos estes casos, a MSC Cruzeiros garante que os seus dados pessoais são transferidos para estes destinatários de acordo com a lei de proteção de dados aplicável. Na verdade, as transferências podem basear-se numa decisão de adequação, nas Cláusulas Contratuais Tipo aprovadas pela Comissão Europeia ou noutro mecanismo de transferência legal, dependendo da lei aplicável.
Para garantir uma maior transparência, disponibilizamos abaixo uma lista das principais categorias de destinatários com quem os seus dados pessoais poderão ser partilhados:
um.
a. empresas do nosso grupo
Dependendo do país onde é efetuada a reserva, e para lhe prestar serviços específicos, partilhamos informações sobre si com as empresas do nosso grupo. Todas as empresas processam os dados pessoais em conformidade com as leis de proteção de dados aplicáveis.
Dependendo do país onde a reserva é efetuada, os seus dados pessoais poderão ser tratados por uma das empresas do nosso grupo, atuando como subcontratante mediante instruções do responsável pelo tratamento. As empresas do grupo MSC Cruzeiros que tratam os dados pessoais dos passageiros europeus são: MSC Crociere S.p.A., MSC Cruise Management UK Ltd, MSC Cruises UK Ltd, MSC Procurement & Logistics Division Spa, MSC Kreuzfahrten AG, MSC Cruises Belgium NV, MSC Cruises Scandinavia AB , MSC Kreuzfahrten (Áustria) GmbH, MSC Holanda B.V., MSC Cruises Ltd – Chipre, Mediterranean Shipping Cruises Cruceros Sau e MSC Kreuzfahrten GmbH.
Em casos limitados, as empresas acima mencionadas poderão atuar como responsáveis pelo tratamento de dados em relação a uma atividade específica de processamento de dados (por exemplo, no caso da segurança a bordo dos nossos navios, conforme descrito neste aviso). Nesses casos, fornecer-lhe-emos um aviso separado de informações de privacidade em relação a essa atividade específica.
b. Parceiros comerciais
Alguns serviços que reserva connosco são prestados pelos nossos parceiros comerciais. Por exemplo, as excursões ou experiências em terra podem ser proporcionadas por guias turísticos locais que foram cuidadosamente selecionados pela MSC Cruzeiros pelo seu conhecimento e experiência. Em alguns casos, necessitamos de comunicar os seus dados a esses parceiros. No entanto, tenha a certeza de que apenas partilhamos os dados estritamente necessários e estabelecemos acordos com os nossos parceiros comerciais para garantir que os dados partilhados são utilizados exclusivamente para a satisfação do seu pedido. Nos casos em que estes parceiros comerciais atuem como responsáveis autónomos pelo tratamento de dados, recomendamos a consulta das suas políticas de privacidade específicas para obter informações completas sobre a forma como tratam os seus dados pessoais.
Os nossos parceiros comerciais atuam nos seguintes setores:
- Turismo (ex. operadores turísticos, guias turísticos locais);
- Serviços de transporte (por exemplo, autocarro, comboio, avião ou outro meio de transporte dependendo do tipo de serviço exigido caso a caso);
- Seguradoras (por exemplo, quando há necessidade de ativar o seu pacote de seguros durante um cruzeiro);
- Restaurantes e lojas (por exemplo, onde se inscreve para almoçar, jantar ou para ofertas especiais); em alguns casos, quando o almoço/jantar está incluído num pacote oferecido por nós e fornecido por um dos nossos parceiros comerciais, comunicamos dados sobre alergias ou preferências alimentares que podem revelar informações de saúde sobre si. Tomamos o máximo cuidado para revelar a sua identidade apenas quando tal é estritamente necessário e, sempre que possível, trabalhamos com dados anónimos.
- Prestadores de serviços (tais como prestadores de serviços de TI, consultores, etc.), incluindo pessoas autorizadas a tratar os dados pessoais necessários para a realização de atividades estritamente relacionadas com a prestação dos serviços, que se tenham comprometido com a confidencialidade ou tenham uma obrigação legal de confidencialidade apropriada;
- Apenas se estiver sediado nos Estados Unidos, poderemos também partilhar os seus dados pessoais com parceiros de marketing (por exemplo, plataformas de publicidade como o Google, Facebook e Instagram, e agências de marketing de terceiros).
c. Partilha de dados com agentes e autoridades portuárias
Como operador de viagens, precisamos de partilhar algumas informações sobre os nossos passageiros com os agentes e autoridades portuárias locais para fins de imigração. A partilha de dados com estes agentes e autoridades pode desencadear a transferência de dados para fora da UE/EEE se estas entidades estiverem sediadas no estrangeiro, fora da UE/EEE. Estes dados são partilhados e transferidos com base na obrigação legal que a MSC Cruzeiros tem em relação ao fornecimento de informação às autoridades competentes, sendo apenas comunicados os dados estritamente necessários.
6. Os seus direitos como titular dos dados
A lei de proteção de dados aplicável prevê direitos reforçados e a MSC Cruzeiros está empenhada em dar-lhe o controlo adequado dos seus próprios dados pessoais.
• Esteja ciente de que só pode exercer este direito em relação aos seus próprios dados ou aos dados de um menor ou de outra pessoa vulnerável, quando comprove a autoridade parental ou a responsabilidade legal. A MSC Cruzeiros reserva-se o direito de solicitar prova de identidade, bem como de recusar o fornecimento dos dados pessoais caso a identidade ou ligação relevante ao titular dos dados não possa ser comprovada.
Em particular, tem os seguintes direitos em relação aos seus dados pessoais:
a. O direito de aceder aos seus dados pessoais e de obter informações específicas sobre a forma como os tratamos.
b. Direito de retificação dos seus dados pessoais, incluindo através da apresentação de declaração complementar.
c. O direito de obter o apagamento dos dados pessoais que lhe digam respeito, salvo se os dados forem necessários ao exercício do direito de liberdade de expressão e informação; para o cumprimento de uma obrigação legal que exija o tratamento pela legislação da União ou de um Estado-Membro a que a MSC Cruzeiros esteja sujeita, ou para o desempenho de uma tarefa realizada no interesse público ou no exercício da autoridade oficial investida no Controlador de Dados; por razões de interesse público na área da saúde pública, ou para a declaração, exercício ou defesa de ações judiciais.
d. O direito de obter a restrição do tratamento dos seus dados pessoais. Este direito poderá ser exercido nos seguintes casos:
o Restrição temporária, quando contesta a veracidade dos dados pessoais; neste caso, restringiremos o tratamento dos seus dados por um período que nos permita verificar a exatidão dos seus dados e fornecer-lhe-emos feedback sobre o levantamento da restrição;
o O tratamento é ilícito e opõe-se ao apagamento dos dados pessoais e solicita a restrição da sua utilização;
o A MSC Cruzeiros S.A. já não necessita dos dados pessoais para efeitos de tratamento, mas estes são requeridos pelo titular dos dados para o estabelecimento, exercício ou defesa de ações judiciais;
o Caso se tenha oposto ao tratamento, este será restringido enquanto se aguarda a verificação se os nossos motivos legítimos prevalecem sobre os seus direitos enquanto titular dos dados.
e. O direito à portabilidade dos dados. Poderá exercer este direito nos casos em que o tratamento se baseie no seu consentimento ou na sua relação contratual com a MSC Cruzeiros S.A. ou uma das empresas do nosso grupo, e o tratamento seja realizado por meios automatizados.
f. O direito de se opor, em qualquer momento, ao tratamento dos dados pessoais que lhe digam respeito. Poderá exercer este direito quando o tratamento se basear no desempenho de uma tarefa realizada no interesse público ou no exercício da autoridade oficial que nos é conferida, ou quando o tratamento se basear nos nossos interesses legítimos.
g. O direito de não ficar sujeito a uma decisão baseada exclusivamente no tratamento automatizado, incluindo a definição de perfis, que produza efeitos jurídicos a seu respeito ou que o afete significativamente de forma semelhante. Poderá exercer este direito, a menos que o tratamento seja necessário para a celebração ou execução de um contrato entre si e a MSC Cruises S.A. ou uma das empresas do nosso grupo; ou se autorizado pela legislação da União ou do Estado-Membro a que estamos sujeitos e que estabelece também medidas adequadas para salvaguardar os seus direitos e liberdades e interesses legítimos, ou se o tratamento se basear no seu consentimento explícito.
h. O direito de apresentar uma queixa junto de uma autoridade de controlo, em particular no Estado-Membro da sua residência habitual, local de trabalho ou local da alegada infração.
Encontre a lista de todas as Autoridades Europeias de Supervisão da Proteção de Dados no seguinte link: http://ec.europa.eu/justice/article-29/structure/data-protection-authorities/index_en.htm
Para exercer os seus direitos de titular dos dados, pode enviar o seu pedido ao Responsável pelo Tratamento para o e-mail dpo@msccruises.com.
Os pedidos podem também ser enviados por escrito para MSC Cruises S.A., Avenue Eugène-Pittard 16, Genebra, Suíça; nesse caso, especifique “Ao cuidado do responsável pela proteção de dados” no envelope.
7. Cookies do site e outras tecnologias de rastreio
Os cookies são pequenos ficheiros de texto que os websites visitados lhe enviam e armazenam no seu computador ou dispositivo móvel, e que serão devolvidos a esses mesmos websites em cada nova visita. Graças a estes cookies, o site recorda as suas ações e preferências (por exemplo, dados de ligação, idioma preferido, dimensões da fonte, outras definições de visualização, etc.) para que não tenha de as especificar novamente quando regressar ao site.
Os cookies são utilizados para autenticação eletrónica, rastreio de sessões e armazenamento de informação sobre as atividades dos utilizadores que visitam o site. Podem também conter um identificador único que permite a um sistema monitorizar as suas atividades de navegação no site, para fins estatísticos ou publicitários. Ao navegar num website, também poderá receber cookies de websites ou servidores web diferentes do website que está a ser visitado (ou seja, “cookies de terceiros”).
Existem vários tipos de cookies, dependendo das suas características e funções, que podem ser armazenados no seu computador por diferentes períodos de tempo: “cookies de sessão”, que são eliminados automaticamente quando fecha o navegador, e “cookies persistentes”, que permanecerão no seu dispositivo até que o período de expiração predefinido termine.
De acordo com a lei que lhe possa ser aplicável, o seu consentimento nem sempre será necessário para a utilização de cookies num website. Em particular, os “cookies técnicos” – ou seja, cookies que são utilizados apenas para enviar mensagens através de uma rede de comunicações eletrónicas, ou que são necessários para fornecer serviços que solicita – normalmente não requerem este consentimento. Isto inclui cookies de navegação ou de sessão (utilizados para permitir o login dos utilizadores) e cookies de função (utilizados para recordar escolhas feitas por um utilizador ao aceder ao website, como o idioma ou produtos selecionados para compra).
Por outro lado, os “cookies de perfil” – ou seja, cookies utilizados para criar perfis dos utilizadores e para enviar mensagens publicitárias de acordo com as preferências reveladas pelos utilizadores durante a navegação nos websites – normalmente requerem consentimento específico dos utilizadores, embora isso possa variar de acordo com a lei aplicável.
O site utiliza os seguintes tipos de cookies:
• Cookies técnicos, que são estritamente necessários ao funcionamento do site e/ou para permitir a utilização dos conteúdos e serviços do site;
• Cookies analíticos, que permitem compreender como os utilizadores utilizam o site e rastrear o tráfego de e para o site.
• Cookies de marketing/perfil, que servem para enviar conteúdos publicitários ou para criar perfis dos utilizadores e para enviar mensagens publicitárias de acordo com as preferências reveladas pelos utilizadores durante a navegação nos websites.
“Pixels” são pequenos pedaços de código incorporados num website que permitem aos proprietários de websites e a terceiros rastrear o comportamento do utilizador e recolher informações sobre como os utilizadores interagem com o website. Os Pixels podem rastrear ações como visualizações de páginas, cliques e outras atividades relacionadas e são frequentemente utilizados para anúncios personalizados e análises de websites.
Poderemos utilizar pixels no Site para associar dados pessoais ao seu dispositivo ou endereço IP e para rastrear e medir o seu envolvimento com o Site, as nossas aplicações móveis e/ou anúncios personalizados.
Por exemplo, o Website e a aplicação móvel utilizam o Meta Pixel, que nos permite acompanhar e analisar a eficácia das nossas campanhas publicitárias no Facebook e Instagram. Este pixel permite-nos medir o sucesso dos nossos anúncios através da compreensão das ações que os utilizadores realizam no nosso Website ou aplicação depois de visualizarem os nossos anúncios no Facebook e Instagram. Os dados recolhidos através do Meta Pixel podem ser utilizados para fins de marketing e analíticos para melhorar a nossa compreensão das preferências dos utilizadores e melhorar as nossas estratégias de publicidade. Pode gerir as definições de partilha de dados Meta Pixel na secção Configurações do Facebook e Instagram.
8. Política Relacionada com a Informação de Crianças
As nossas práticas de privacidade e este Aviso de Privacidade foram elaborados para cumprir as leis que regem a recolha, utilização, divulgação e conservação de dados pessoais de crianças, como a Lei de Proteção da Privacidade Online das Crianças (COPPA) aplicável aos residentes nos Estados Unidos . Não recolhemos intencionalmente informações pessoais de crianças sem o consentimento verificável dos pais.
Consentimento e Controlo dos Pais
Conforme detalhado neste Aviso de Privacidade, recolhemos determinadas informações sobre passageiros menores (“Informações de Crianças”) para fornecer os nossos cruzeiros e serviços relacionados. However, with the exception of video and audio recordings and biometric data that are collected from all passengers on the ship (e.g., CCTV footage, use of facial recognition technology at embarkation and debarkation in certain ports), we do not collect personal data directly from crianças. Em vez disso, recolhemos Informações sobre Crianças quando os pais ou tutores legais (em cada caso, os “pais”) as fornecem diretamente a nós. Por exemplo, o nosso Site e aplicação móvel (“Aplicação”) não é direcionado a crianças e apenas os utilizadores maiores de idade podem utilizar o Site ou a Aplicação ou criar Reservas.
Nunca recolhemos Informações de Crianças antes de obter o consentimento verificável dos pais. Obtemos o consentimento dos pais quando um dos pais reconhece os termos deste Aviso de Privacidade, preenche um formulário ou renúncia para a criança e/ou quando um dos pais nos comunica voluntariamente informações sobre a criança, como quando fala com os nossos agentes de atendimento ao cliente . Na medida em que processamos Informações sobre Crianças, fazemo-lo para os fins descritos no pedido de consentimento e para prestar os serviços solicitados.
Dados recolhidos
Conforme detalhado acima neste Aviso de Privacidade, recolhemos determinados dados sobre passageiros menores para fornecer os nossos cruzeiros e serviços relacionados com eles e com os seus pais e para manter a segurança nos nossos navios. As categorias de dados pessoais recolhidos incluem:
. Dados de identidade e contacto – especificamente, informações de contacto (nome e idade da criança e informações de contacto e conta dos pais) e identificação emitida pelo governo;
i. Informação sobre reservas e viagens – especificamente, informação sobre transações (atribuição de camarote dos pais e informação relacionada com o clube infantil, clube para adolescentes, atividades a bordo e excursões offshore para as quais os pais registam a criança);
ii. Dados sobre crenças religiosas ou filosóficas – especificamente, informações de classe protegidas que nos são comunicadas pelos pais em relação à criança, tais como adaptações alimentares de que a criança possa necessitar;
iii. Fotos e gravações de vídeo e áudio – especificamente, imagens de CCTV e fotografias captadas da criança, ou fotografias tiradas ou fornecidas pelos pais durante o check-in;
iv. Biometria – especificamente, informações biométricas recolhidas ou criadas durante a utilização da tecnologia de reconhecimento facial no embarque, desembarque e pelo nosso fotógrafo externo para garantir que as fotografias de família são entregues na cabine e na conta dos pais;
v. Dados de saúde – especificamente, dados de saúde expressamente comunicados pelos pais a nós, como as alergias alimentares da criança;
vi. Geolocalização – especificamente, dados de geolocalização precisos recolhidos e partilhados com os pais quando os pais inscrevem a criança no nosso Miniclube.
Finalidade da Recolha de Dados
As informações sobre crianças são recolhidas e utilizadas para fins comerciais — especificamente, os fins comerciais identificados neste Aviso de Privacidade. A nossa utilização de Informações sobre Crianças está limitada ao necessário para fornecer o bem ou serviço específico para o qual os dados foram recolhidos. Não utilizamos informações de crianças para fins comerciais ou em conjunto com anúncios personalizados.
Medidas de segurança dos dados
Implementámos medidas de segurança padrão do setor para proteger a confidencialidade, segurança e integridade das informações das crianças recolhidas, armazenadas e processadas.
Divulgação de Terceiros
As Informações sobre Crianças são divulgadas a Terceiros conforme identificados neste Aviso de Privacidade. A nossa divulgação de informações de crianças a terceiros está limitada ao necessário para cumprir a finalidade comercial para a qual os dados foram recolhidos.
Direitos dos Pais
Os pais podem exercer os mesmos direitos aplicáveis na secção 6 em relação aos seus filhos. Se vive nos Estados Unidos, consulte a secção 12 para ver as leis específicas do setor e quais os direitos que lhe são aplicáveis como pai ou responsável legal da criança.
Informações de contacto
Se tiver motivos para acreditar que recolhemos dados pessoais de uma criança em relação aos nossos cruzeiros e serviços sem o envolvimento adequado dos pais ou tutor da criança, por favor informe-nos contactando-nos através dos métodos descritos neste Aviso de Privacidade.
Requisitos adicionais de divulgação aplicáveis aos residentes nos Estados Unidos
9. Incentivos Financeiros
Poderemos oferecer incentivos relacionados com a recolha, retenção ou partilha de dados pessoais que possam ser considerados um “incentivo financeiro” ou “diferença de preço ou serviço”. Por exemplo, podemos oferecer-lhe um cupão ou código promocional em troca da subscrição para receber e-mails de marketing ou mensagens de texto da nossa parte. As vantagens de ser membro do nosso programa de fidelização também podem ser consideradas um incentivo financeiro de acordo com algumas leis de privacidade. Se optar por tal oferta de acordo com os termos descritos no momento da inscrição, poderemos recolher informações como informações de contacto, informações transacionais e inferências, atividades na Internet ou outras atividades de rede e informações do dispositivo.
A participação em qualquer um dos nossos programas de incentivo financeiro é sempre opcional e pode cancelar (por exemplo, cancelando a subscrição do e-mail ou encerrando a sua conta do programa de fidelização). Ao fazê-lo, renunciará a quaisquer incentivos financeiros adicionais através desses programas.
Qualquer diferença de preço ou taxa, como o desconto, estará diretamente relacionada com o valor dos dados. Estimámos o valor dos dados considerando o tempo e o custo associados à aquisição de tais dados versus as despesas relacionadas com o fornecimento do incentivo financeiro. Ocasionalmente, poderemos fornecer-lhe termos adicionais que se aplicam a um incentivo financeiro específico, que lhe serão apresentados no momento em que se candidata ao incentivo financeiro.
10. Venda de Dados Pessoais
A MSC Cruzeiros não vende dados pessoais.
Como discutido acima, a MSC Cruzeiros participa em publicidade direcionada ou anúncios personalizados, que também são designados por publicidade comportamental online ou baseada em interesses e podem incluir publicidade intercontextual. De acordo com algumas legislações de privacidade, os anúncios personalizados podem constituir a “venda” ou “partilha” de dados pessoais, tais como para fins comerciais (por exemplo, fornecer os nossos cruzeiros e serviços relacionados) e para fins comerciais (por exemplo, marketing). Para cancelar estas práticas, consulte a secção acima sobre a revogação do consentimento ou visite a nossa página Não vender ou partilhar as minhas informações pessoais.
11. Rastreamento e Controlos de Privacidade
O nosso site não responde atualmente a solicitações de Não Rastrear, ou “DNT”. DNT é um recurso que, quando habilitado, envia um sinal aos sites para solicitar que a sua navegação não seja rastreada.
"GPC" é a abreviação de configurações de Controle de Privacidade Global no seu navegador ou extensão. O nosso site reconhece sinais de GPC. Isso significa que se o seu navegador tiver GPC habilitado, o nosso site reconhecerá automaticamente o seu sinal de GPC e exclui-lo-á da venda das suas informações pessoais, se houver. Para obter mais informações sobre GPC, clique aqui: https://globalprivacycontrol.org/
12. Jurisdição - Direitos Específicos
Além dos direitos de privacidade estabelecidos na Secção 6 deste Aviso de Privacidade, se for residente em qualquer uma das seguintes jurisdições dos Estados Unidos, os direitos de privacidade correspondentes aplicar-se-ão a si:
Para os residentes da Califórnia
O “direito de acesso” inclui o direito de solicitar o seguinte:
vii. quais os dados pessoais que recolhemos, utilizamos, divulgamos e “vendemos” sobre si, incluindo as categorias de dados pessoais;
viii. as categorias de fontes de onde são recolhidos os dados pessoais;
ix. o(s) propósito(s) comercial(ais) de recolha, venda ou partilha de dados pessoais;
x. as categorias de terceiros aos quais foram divulgados dados pessoais
xi. os dados pessoais específicos que recolhemos sobre si.
Note que só somos obrigados a honrar os pedidos de “direito de acesso” duas vezes num período de 12 meses.
O “direito de retificação” inclui o direito de corrigir incorreções, tendo em conta a natureza dos dados pessoais e as finalidades do tratamento.
O “direito de obter o apagamento” não é absoluto e, em alguns casos, conservaremos os dados pessoais conforme permitido pelas leis aplicáveis e para apoiar funcionalidades essenciais, como a manutenção da sua subscrição.
Também pode designar um agente autorizado para fazer um pedido de direitos de privacidade em seu nome.
Além disso, a lei da Califórnia exige que identifiquemos, durante o período de 12 meses anterior à data deste Aviso de Privacidade, que informações podemos ter “vendido” ou “partilhado” sobre si. Durante o período de 12 meses anterior à data deste Aviso de Privacidade, apenas vendemos ou partilhamos dados pessoais sobre clientes conforme expressamente descrito neste Aviso de Privacidade.
A lei Shine the Light permite-lhe solicitar e obter de nós, uma vez por ano civil, informações sobre quaisquer dados pessoais seus partilhados com terceiros para os seus próprios fins de marketing direto, incluindo as categorias de informações e os nomes e endereços dessas empresas. com quem partilhamos tais informações. Para solicitar estas informações e para quaisquer outras dúvidas sobre as nossas práticas de privacidade e conformidade com as leis da Califórnia, contacte-nos conforme descrito na Secção 1.
Para residentes na Virgínia, Colorado, Connecticut e Utah
O “direito de acesso” significa que tem o direito de confirmar se tratamos os seus dados pessoais e acedemos aos seus dados pessoais.
Note que só somos obrigados a honrar os pedidos de “direito de acesso” duas vezes num período de 12 meses.
O “direito de retificação” inclui o direito de corrigir incorreções, tendo em conta a natureza dos dados pessoais e as finalidades do tratamento.
O “direito de obter o apagamento” não é absoluto e, em alguns casos, conservaremos os dados pessoais conforme permitido pelas leis aplicáveis e para apoiar funcionalidades essenciais, como a manutenção da sua subscrição.
Tem o direito de cancelar o tratamento dos seus dados pessoais para efeitos de publicidade personalizada, venda de dados pessoais e/ou criação de perfis para a promoção de decisões que produzam efeitos legais ou igualmente significativos. Consulte a nossa página Não vender ou partilhar as minhas informações pessoais para obter informações sobre como exercer este direito.
Note que não tratamos os seus dados pessoais utilizando aprendizagem automática e/ou métodos de criação de perfis de uma forma que possa afetá-lo de forma legal ou igualmente significativa.
Se negarmos o seu pedido de privacidade, tem o direito de recorrer da nossa decisão. Para recorrer de uma decisão que tomámos em relação ao seu pedido, pode contactar-nos conforme as instruções abaixo. Responderemos às apelações no prazo de 45 dias.
Também pode designar um agente autorizado para fazer um pedido de direitos de privacidade em seu nome.
13. As alterações a este Aviso Informativo
Reservamo-nos o direito de atualizar, modificar, adicionar ou remover partes deste aviso informativo a qualquer momento. Nesse caso, publicaremos o Aviso Informativo revisto nesta página; a data da “Última atualização” também será alterada abaixo e será apresentado um banner no site para chamar a sua atenção para o facto de terem sido efetuadas alterações.
Cada versão do aviso informativo entra em vigor a partir do momento em que é publicada no site. Alterações significativas no tratamento dos seus dados pessoais exigirão o seu conhecimento, nos termos da legislação aplicável.
É responsável por rever este documento de tempos em tempos para ter a certeza de que está ciente da versão atual. Se desejar obter uma versão anterior do aviso informativo, contacte-nos através dos nossos dados de contacto fornecidos na Secção 1 deste Aviso.
14. Contacte-nos
A MSC Cruzeiros está totalmente empenhada em garantir que a sua privacidade é sempre respeitada e que o tratamento de dados pessoais implementado está em conformidade com a legislação de proteção de dados aplicável. Se tiver alguma dúvida ou questão sobre o tratamento de dados por nós realizado, entre em contacto connosco através dos nossos dados de contacto indicados na secção 1 deste aviso.
Última atualização a 8 de abril de 2024.