Segurança a bordo

Um cruzeiro não é apenas um dos modos mais luxuosos e relaxantes para ver o mundo, mas também um dos mais seguros.

Todo navio de cruzeiro deve ser construído, equipado e operado de acordo com os requerimentos dos tratados marítimos internacionais conhecidos como a convenção do "Safety of Life at Sea" (SOLAS), desenvolvidos pela Organização Marítima Internacional, a agência da ONU responsável por navios.


Como resultado, por exemplo, todos os navios de cruzeiro devem ter barcos salva vidas checados regularmente, botes salva vidas e coletes salva vida para todos os hóspedes a bordo, além de uma quantidade extra minima.

 

Os navios ultramodernos da frota da MSC Cruzeiros vão além do que é obrigatório, carregando suporte mecânico e provisões de segurança. Nossa equipe passa por extensivos treinamentos constantes, possuem certificações e realizem regularmente exercícios de treinamento para situações de emergência, incluindo a evacuação do navio.

 

Assim você pode viajar em paz, com total tranquilidade.

Segurança e código de conduta

Antes de embarcar existirá um exercício de emergência obrigatório (ou briefing de segurança, se você embarcar em um porto secundário)  

De acordo com a Convenção internacional pela Segurança da Vida no Mar (Safety Of Life At Sea - SOLAS), todos devem participar do exercício de emergência, onde aprenderão a maneira correta de utilizar o colete salva-vidas e os procedimentos a seguir em caso de emergência.  

Crianças de 0-12 anos
Se você está viajando com infants ou crianças menores de 12 anos, durante o embarque eles receberão uma pulseira identificadora que deverá ser utilizada durante todo o cruzeiro. No improvável caso de uma emergência enquanto elas estão em um dos clubs de atividades do navio, nossa equipe vai levá-los o ponto de encontro das crianças onde elas estarão esperando que você chegue para que prossigam para o ponto de encontro ( Muster Station/Assembly Station ). 

Segurança 
Hóspedes são protegidos por um compreensivo sistema de segurança, como o MSC Cruises Access Control e o Screening System, que requerem prova de identidade para acessar o e-ticket em uma lista pré aprovada. Além disso, todas as malas devem passar por check-points restritos, as cabines são protegidas por fechaduras e equipadas com cofres individuais, as áreas públicas são monitoradas por câmeras, e treinados oficiais de segurança patrulham o navio continuamente e estão disponíveis para chamados de emergência 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Código de Conduta

Queremos que cada hóspede tenha uma inesquecível experiência de cruzeiro. Por isso, a MSC Cruzeiros não tolera qualquer comportamento que altere o conforto, saúde ou segurança de qualquer hóspede ou tripulação. Por favor, confira as Condições Gerais para mais detalhes dessa importante política.

 

Como é administrada a segurança a bordo?

Todos os navios da MSC Cruzeiros são projetados e operados de acordo com as exigências estritas da Organização Marítima Internacional e de acordo com os requisitos da ONU que prevê  padrões mundiais de segurança e operação dos cruzeiros marítimos através da adoção de tratados, regulamentos e resoluções, codificada na Convenção de Segurança em alto mar (SOLAS).

 
As exigências quanto a regulamentação de segurança a bordo são extremamente rigorosas e os navios da MSC Cruzeiros levam este quesito ao ponto mais alto de exigência, como exemplo, disposição de equipamentos mecânicos, equipamentos de navegação e de segurança adicionais ao relugamentado.
 
Nossos tripulantes realizam de uma forma intensa, todas as certificações, exercícios e cenários para situações de emergência, incluindo a evacuação de um navio.
 
Todos os navios possuem botes e coletes salva-vidas para cada pessoa a bordo, assim como uma capacidade adicional.

Quando e onde os são realizados os exercícios de segurança?

Após o embarque nos principais portos, todos os hóspedes são convidados a participar de um exercício de segurança de uma hora realizado em 6 línguas. Os exercícios de segurança envolvem toda a tripulação e simulam o procedimento de evacuação. Os hospedes recebem a solicitação de buscarem os seus coletes salva-vidas em suas respectivas cabines e ir para as Muster Station (pontos de concentração de hóspedes e tripulantes em situações de emergência), onde receberão as instruções de segurança adicionais.  
 
Um comunicado de segurança detalhado é realizado nos portos de escala para todos os hóspedes recém-embarcado. O comunicado de segurança é normalmente realizado em uma área dedicada (normalmente o teatro ou a própria Muster Station) e não envolve toda a tripulação, sendo conduzida por um grupo de recepcionistas e recreacionistas que ajudam os nossos hóspedes a se familiarizem com os equipamentos de segurança e procedimentos. Os comunicados de segurança e todos os treinamentos são totalmente compatíveis com as exigências estritas da SOLAS.

Há mapas ou outras instruções?

As instruções de segurança de como chegar a sua Muster Station (pontos de concentração de hóspedes e tripulantes em situações de emergência) e também onde enconrtar os coletes salva-vidas estão disponíveis em sua cabine, disponibilizados em 6 idiomas (ITA, ENG, GER, FRA, SPA, PORT, RUS), assim como nos folhetos de informação e na parte de trás das portas das cabines., onde há também um mapa de localização apresentando a sua localização "Você está aqui",, informando as rotas de fuga para as Muster Stations.

Quais as outras formas que a MSC Cruzeiros utiliza para assegurar a segurança a bordo?

Os Mapas sobre a localização das Muster Stations são exibidos em todas as áreas públicas e escadarias. Todas as áreas públicas também possuem setas indicando o caminho para as Muster Stations e indicando as escadas para alcançá-las. 
 
Além disso, um vídeo de segurança (em Italiano e Inglês) é transmitido 24 horas, no canal 1 dos televisores das cabines

 

Como a nossa tripulação é treinada para operar os botes salva-vidas?

A tripulação recebe o treinamento regular em terra, antes do embarque e a bordo. Os treinamentos são coordenados pelo Oficial de segurança do navio e é dividido em 4 módulos, como segue:     
 
A. Instruções Preliminares   
B. Instruções de emergência 
C. Combate à incêndios 
D. Salva-Vidas 
 
Uma parte significativa da seção D é dedicada à gestão dos botes salva-vidas. Todos os tripulantes diretamente responsáveis pelos botes salva-vidas recebem treinamentos adicionais e específicos sobre como preparar, pilotar os botes salva vidas assim como sua manutenção.

Qual a frequência de treinamentos que são realizados nos botes salva-vidas?

É realizado toda semana um treinamento de emergência com simulação de incêndio e evacuação do navio para todos os tripulantes, incluindo os exercícios de evacuação do navio e utilização dos botes salva-vidas.

Quais são os regulamentos da indústria sobre incêndio, segurança a bordo e em navios de cruzeiro?

A indústria de cruzeiros adere a rígidos regulamentos que estão presentes na International Convention for the Safety Of Life at Sea (SOLAS que foi desenvolvida pela International Maritime Organization (IMO). 

Esses regulamentos incluem prevenção de incêndio, proteção contra incêndios e sistemas de extinção de incêndios, treinamento da equipe e brigada de incêndio em caso de emergências.

Quais são os sistemas de controle de incêndios sobressalentes a bordo para o caso de pane?

As embarcações da MSC Cruzeiros foram projetadas para permitir o total isolamento do fogo e da fumaça. Além disso, toda a frota de navios MSC, assim como todas as demais embarcações que atendem às normas de segurança da indústria, está equipada com uma variedade de sistemas de combate contra fogo e fumaça, como por exemplo, portas e divisórias corta-fogo internas, umidificadores e sistemas de ventilação. As embarcações possuem sistemas de controle de fumaça com umidificadores de fogo e fumaça, além de portas corta-fogo, sistema de ventilação e corredores pressurizados para isolar a fumaça, evitando assim a sua propagação. 

As regras e os regulamentos para prevenção e controle da fumaça e do fogo são rigorosamente obedecidos a bordo de todos os transatlânticos da MSC. 
 
A frota da MSC Cruzeiros emprega inúmeros sistemas na prevenção contra incêndio. O principal sistema de prevenção é o Sistema Consilium que utiliza os seguintes tipos de detectores instalados em todas as áreas do navio, de acordo com o tipo de área a ser monitorada. Todo este sistema de prevenção é monitorado por uma Brigada de Incêndio composta por bombeiros a bordo do navio que trabalham dia e noite em turnos de quatro horas. O monitoramento é realizado através de um sistema digital localizado em determinados pontos nas diversas áreas das embarcações.

Quais sistemas existem para controlar o fogo a bordo caso aconteça?

A frota da MSC Cruzeiros utiliza vários sistemas diferentes para controlar a propagação do fogo e da fumaça, como portas e divisórias corta-fogo internas, umidificadores e sistemas de ventilação. 
 
O principal sistema de combate a incêndio é o Hi-Fog, um sistema de proteção de alta pressão que lança uma nuvem de água que combate e elimina o fogo. A nuvem de água é lançada quando o sistema é ativado, conduzindo a água em alta pressão através de irrigadores e pulverizadores devidamente projetados. 
 

A tripulação recebe treinamento de combate a incêndio?

Todos os membros da tripulação são treinados exaustivamente para assegurar uma atuação efetiva e eficaz em caso de incêndio ou emanação de fumaça. De acordo com o Standards of Training Certification & Watchkeeping (STCW 1995), todos os integrantes da tripulação devem ser submetidos ao BST (Treinamento Básico de Segurança), que inclui combate a incêndio. 


Realizamos simulações de combate a incêndio a bordo de cada um dos navios da MSC uma vez por semana e em diferentes áreas da embarcação. 

O plano de emergência de controle de incêndio a bordo da frota da MSC é realizado por 4 Brigadas de Incêndio, sendo que uma é especialista em incêndio em sala de máquinas e duas formam a equipe de resfriamento. Todas as equipes são treinadas e coordenadas pelo Oficial de Segurança a bordo.

Guia de segurança: como reportar um crime a bordo

Para reportar uma pessoa desaparecida ou qualquer atividade criminal enquanto estiver a bordo, recomendamos que você ligue imediatamente para tel. 99 para assistência imediata (Recepção - Serviço ao hóspede).
 
No caso de um cidadão americano desaparecido ou crimes dolosos, considerados pelo “Cruise Vessel Security” e “Safety Act of 2010” (homicídio, morte suspeita, sequestro, lesão corporal grave, agressões sexuais como definido pelas leis federais, adulterações com a embarcação, ou roubo de dinheiro ou propriedade acima de USD 10.000), o incidente deve ser reportado para o F.B.I. o quanto antes e para a Guarda Costeira dos Estados Unidos, através dos seguintes números:

 

 

Miami F.B.I. Tel (754) 7032000 U.S.C.G. Tel (305) 535-4472 Key West F.B.I. Tel (305) 2963093 U.S.C.G. Tel (305) 2908713
San Juan F.B.I. Tel (787) 754-6000 U.S.C.G. Tel (787) 289-2041 Portland, ME (incluí Bar Harbor) F.B.I. Tel(857) 3862000 U.S.C.G. Tel (207) 7670320
St Thomas F.B.I. Tel (340) 777-3363 U.S.C.G. Tel (340) 776-3497 Tampa F.B.I. Tel(913) 2531000 U.S.C.G. Tel(813) 2282191
New York F.B.I. Tel (212) 384-1000 U.S.C.G. Tel (718) 354-4037      
Boston F.B.I. Tel (857) 386-2000 U.S.C.G. Tel (617) 223-5757

 

 

Esse requerimentos se aplicam a incidentes em águas americanas, em alto mar ou em águas de outros países se a vítima ou culpado possuem nacionalidade dos Estados Unidos, onde o F.B.I pode ter jurisdição. Cada uma das nações visitadas e o país de registro do navio também podem impor requerimentos adicionais. A MSC Cruzeiros reserva o direito de reportar qualquer alegação criminal para qualquer autoridade responsável. Além disso, para incidentes em águas ou portos de outros países, você pode contactar a embaixada/consulado dos Estados Unidos mais próxima listada abaixo: 

ANTIGUA, GUADELOUPE, ST LUCIA, ST KITTS, ST VINCENT, BRITISH & U.S. VIRGIN ISLANDS referem-se aos contatos do BARBADOS
ARUBA, BONAIRE, ST MAARTEN referem-se a CURACAO

CURACAO Willemstad (5999) 4613066 acscuracao@state.gov
BAHAMAS, OCEAN CAY 42 Queen St. Nassau (242) 322 1181 acsnassau@state.gov
BARBADOS Wildey Park, St Michael B8-14006 W.I. (246) 277 4000 bridgetownacs@state.gov
BELIZE Floral Park Road Belmopan, Cayo (501) 822 4011 acsbelize@state.gov
 CANADÁ  490 Sussex Drive Ottawa, ontário K1N 1 G8  (613) 238 5335  ottawaACS@state.gov 
BERMUDA Crown Hill 16 Middle Rd Devonshire (441) 295 1342 hamiltonconsulate@state.gov
COLOMBIA Carrera 45 No. 248-27 Bogotà, D.C. (571) 275 2000 acsbogota@state.gov
COSTA RICA Calle 98 Via 104, Pavas, San José, Costa Rica (506) 2519 2000 acssanjose@state.gov
 REPÚBLICA DOMINICANA Av. Republica de Coombia 57, Santo Domingo  ( 809) 567 7775  sdoamericans@state.gov
GRAND CAYMAN 202B Smith Rd 150 George Town (345) 945 8173 caymanacs@state.gov
GRENADA Lance Aux Epines St. George's (1473) 444 1173 bridgetownacs@state.gov
HONDURAS Avenida La Paz Tegucigalpa, MDC (504) 2236 9320 usahonduras@state.gov
JAMAICA 142 Old Hope Road Kingston 6 (876) 702 6000 kingstonacs@state.gov
MARTINIQUE Av De Arawaks, 97200 Fort de France (596) 596 730621 martinique-ca@state.gov
MEXICO Reforma 305 Cuauhtemoc 6500 (55) 5080 2000 consular@prodigy.net.mx
PANAMA Building 783, Demetrio Basilio Laka (507) 317 5000 panamaweb@state.gov
TRINIDAD & TOBAGO 15 Queens Park West, Port of Spain (868) 622 6371 acspos@state.gov

Gostaríamos de lembra-lo a reportar imediatamente, caso aconteça qualquer incidente, para a Recepção - Serviço ao Hóspede para ajuda-lo, tel. 99. 
Nós confiamos que você terá uma experiência de cruzeiro segura e agradável.
 
Para mais informações, por favor, visite www.transportation.gov/mission/safety/cruise-line-incident-reports