KHOR FAKKAN/AL FUJAYRAH
Rigor e requinte sob o céu estrelado
A partir de um cruzeiro MSC no Golfo de Omã, poderá avistar a cidade considerável de Khor Fakkan (ou Khawr Fakkan) que se estende ao largo de uma baía majestosa, uma das mais encantadoras dos Emirados Árabes Unidos. O porto no qual o seu navio de cruzeiro ficará ancorado faz parte do emirado ultra-conservador e onde o consumo de álcool é interdito de Sharjah e, apesar da sua boa situação geográfica, ainda não registou crescimento turístico. No entanto, é um local agradável para uma curta excursão de cruzeiro, com uma orla marítima encantadora, complementada por um mercado de peixe, uma faixa de praia tentadora (apesar de se tratar de Sharjah, recomenda-se roupa de praia modesta) e com vista para um local de mergulho conhecido, a Sharq Island, cujo nome é muitas vezes traduzido erradamente por “Shark Island” (ilha do tubarão), embora, na verdade, “sharq” signifique apenas “este” em árabe.
Quem visita Khor Fakkan deve considerar uma excursão a Fujairah, que apresentou uma Quando estiver em Khor Fakkan poderá optar por uma excursão a Fujairah, que tem registado algum crescimento nos últimos tempos, sobretudo graças à boa maré de desenvolvimento económico dos seus emirados vizinhos, em especial o Dubai. O núcleo principal da cidade é o imponente porto de reabastecimento de petróleo, o terceiro maior do mundo a seguir a Singapura e Roterdão, na extremidade sul da cidade, de onde é exportada a maioria do petróleo dos Emirados Árabes Unidos, dado que a sua situação geográfica na costa leste poupa aos navios um percurso de dois dias para contornar a extremidade da Península Arábica.
Habitualmente, os petroleiros formam uma fila de vários quilómetros ao largo da costa, aguardando a sua vez para chegarem às bombas. A principal atracção da cidade é o fotogénico Forte de Fujairah, na Madhab Road na extremidade norte do centro da cidade. Remontando ao século XVI, este é o mais encantador dos inúmeros fortes dos Emirados Árabes Unidos, situado sobre um plinto largo e com muralhas altas e despojadas que se erguem para formar um belo conjunto de torres e muralhas, emoldurado de forma dramática pelo cenário fabuloso das Montanhas Hajar.