Documentos & Vistos

É da total responsabilidade do Passageiro identificar e obter todos os documentos necessários para o total da duração das suas férias de cruzeiro e tê-los sempre disponíveis quando necessário. Por favor informe-se com o seu Agente de Viagens, Agência Governamental, Embaixada ou Consulado para assegurar-se de que tem toda a documentação necessária para embarcar no navio e entrar em cada um dos países no itinerário do seu cruzeiro. Será negado o embarque a todos os Passageiros que não tenham a documentação devida (documentos originais válidos). As restrições de viagem para cada destino podem variar de acordo com a nacionalidade do Passageiro. Não serão feitos reembolsos a quem não trouxer a devida documentação.

Por favor seleccione o destino do seu cruzeiro para verificar todos os documentos necessários


WORLD CRUISE  2025

 

Por favor seleccione o destino do seu cruzeiro para verificar todos os documentos necessários

INVERNO 2024-2025

 

Por favor seleccione o destino do seu cruzeiro para verificar todos os documentos necessários

VERÃO 2024

POLÍTICA DE MENORES

Na MSC Cruzeiros, orgulhamo-nos de criar experiências de férias incríveis que toda a família pode partilhar e da nossa capacidade de atender às necessidades individuais de todos, desde crianças e pré-adolescentes a adolescentes e pais.

Atualizamos recentemente nossa Política Corporativa de Menores, com vigência a partir de 1º de julho de 2024, para garantir o bem-estar de todos os indivíduos a bordo. Pode encontrar estas alterações abaixo e esperamos que o ajudem a escolher o cruzeiro familiar perfeito.

1. Bebés a bordo

Os bebés com menos de um ano* são admitidos a bordo, exceto nos cruzeiros de 11 noites ou mais, em que devem ter pelo menos um ano de idade. Esta política deve-se ao facto de os cruzeiros de longa duração terem frequentemente vários dias no mar, o que pode impedir a nossa capacidade de prestar cuidados médicos urgentes aos bebés.


2. Menores a bordo

Geralmente, a MSC Cruzeiros não permite que menores (menores de 21 anos nos itinerários dos EUA, ou menores de 18 anos nos demais) ocupem uma cabine sem a presença de pelo menos um adulto. Para ser considerado um adulto, os passageiros devem ter 18 ou 21 anos de idade no momento do embarque, dependendo do itinerário.

No entanto, aplica-se uma exceção aos menores de 18 anos que viajem com um dos pais ou um tutor legal, desde que sejam cumpridas as seguintes condições

- O pai/mãe/tutor legal deve solicitar especificamente, no momento da reserva, que seja atribuído aos menores um camarote sem um adulto e assinar um termo de responsabilidade, que deve ser apresentado ao Centro de Contacto.
- O pai/mãe/tutor legal está a viajar com 2 a 5 menores.
- O camarote é ocupado por um menor com 12 anos ou mais, ou por dois menores, sendo o mais velho com pelo menos 12 anos e o mais novo com pelo menos 8 anos.
- Não é permitido que mais de dois menores ocupem um camarote sem um adulto.


Para os navios das classes MSC Lirica, Musica e Fantasia:

- Os pais/responsáveis e os menores devem ficar em camarotes comunicantes, e a varanda do camarote dos menores será trancada.


Para todos os outros navios da MSC:

- Os pais ou o tutor legal e o(s) menor(es) serão acomodados em camarotes comunicantes com a varanda do camarote do menor fechada à chave ou em camarotes adjacentes interiores**.
- O pai ou tutor legal deverá adquirir uma pulseira para ter acesso ao camarote ocupado pelo(s) menor(es) a qualquer momento durante o cruzeiro.



3. Viajar sozinho em itinerários nos EUA

Os viajantes de todas as nacionalidades devem ter pelo menos 21 anos de idade para viajar sozinhos em cruzeiros que embarquem ou viajem para os EUA. No entanto, os hóspedes com idades compreendidas entre os 18 e os 20 anos podem ficar num camarote sozinhos se viajarem com alguém com 21 anos ou mais, sem necessitarem de cumprir os requisitos adicionais de camarote.

Estas actualizações destinam-se a garantir a segurança e o bem-estar de todos os passageiros.
Todos os detalhes encontram-se nos nossos Termos & Condições. Todas as alterações serão geridas directamente através do nosso Contact Center.


Para mais detalhes, consulte as nossas Perguntas Frequentes.

Por favor, tenha em atenção:
* Os bebés só são permitidos em cruzeiros de 11 noites ou mais se completarem um ano de idade no dia do embarque ou antes.
** “Camarotes adjacentes” são definidos como dois camarotes, pelo menos um sem varanda, que não tenham mais de 3 camarotes entre si e que pertençam ao mesmo posto de reunião e corredor. Entende-se por “camarotes de ligação” os camarotes ligados por uma porta interior.

INFORMAÇÃO IMPORTANTE PARA DETENTORES DE PASSAPORTE TURÍSTICO RUSSO QUE ENTREM NA NORUEGA

Por favor, note que, de acordo com as instruções oficiais recebidas do Ministério norueguês relevante, todos os titulares de passaportes turísticos russos não podem entrar na Noruega a partir de 29 de Maio.

 

Após convergência com as Autoridades Locais, em relação a todos os cruzeiros que chegam à Noruega através de um Porto Schengen (MSC Euribia, MSC Poesia e MSC Preziosa), todos os titulares de passaportes turísticos russos na posse de um Visto Schengen emitido APENAS pela Noruega após a data de 30 de Maio de 2022 ou com uma Autorização de Residência Schengen válida (a sua renovação não é aceite) e APENAS em trânsito pela Noruega (não embarcar/desembarcar) serão excepcionalmente aceites a bordo.

 

Os titulares de passaportes diplomáticos, de serviço e especiais têm de obter uma pré-aprovação antes de se apresentarem para o embarque.

Para todos os outros cruzeiros que façam escala em portos extra-Schengen antes da Noruega (MSC Virtuosa), os hóspedes mencionados não serão autorizados a embarcar.

INFORMAÇÃO IMPORTANTE PARA CRUZEIROS COM ESCALA NO REINO UNIDO

PARA PASSAGERIOS COM NACIONALIDADE DA ZONA SCHENGEN*  E ESTRANGEIROS QUE RESIDAM NA ZONA SCHENGHEN

 

  • Por favor note que os Passageiros só poderão apresentar um passaporte válido com validade residual de 3 meses aquando da sua chegada ao Reino Unido.
  • Cartão de Cidadão e BI da União Europeia não é aceite, mesmo quando os Passageiros pretendem ficar a bordo durante a escala no Reino Unido.

 

*As Exigências de Viagem para os Passageiros Schengen estendem-se à Bulgária, Croácia, Roménia, Chipre, Irlanda (Áustria, Bélgica, Chéquia, Dinamarca, Estónia, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Islândia, Itália, Letónia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos, Noruega, Polónia, Portugal, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Suécia e Suíça). Se não forem detentores de Passaporte Schengen mas residentes num dos países acima por favor note que terão de apresentar uma autorização de residência válida e emitida por um país Schengen - não é válido se em renovação. 


PARA OUTROS PASSAGEIROS

 

  • Por favor verifique as exigências para viajar nas secções de cruzeiros no Norte da Europa acima.


    NOTA IMPORTANTE : A partir de 15 de Novembro de 2023, os Cidadãos do Qatar têm de se candidatar ao UK ETA (Autorização Electrónica de Viagem para o Reino Unido).

    A partir de 22 de Fevereiro de 2024 também os Cidadãos da Arábia Saudita, Omã, Bahrain, Kuwait, Emirados Árabes Unidos e Jordânia têm de se candidatar ao UK ETA visitando o website: https://www.etauk.uk/

  • Informações adicionais sobre a ETA do Reino Unido:

    - Passageiros não-europeus mas elegíveis: podem apresentar o seu pedido com antecedência a partir de 27 de novembro de 2024 e necessitarão de uma ETA para viajar para o Reino Unido a partir de 8 de janeiro de 2025
    - Passageiros europeus elegíveis: podem apresentar o seu pedido a partir de 5 de março de 2025 e necessitarão de uma ETA para viajar para o Reino Unido a partir de 2 de abril de 2025

    INFORMAÇÃO IMPORTANTE PARA CRUZEIROS COM ESCALA EM MALTA (PASSAGEIROS FRANCESES)

    De acordo com a decisão das Autoridades de Malta, todos os passageiros franceses que pretendam embarcar em cruzeiros com escala em Malta e que estejam em trânsito, embarcados a partir de qualquer Estado Schengen, com uma autorização de residência caducada mas com um recibo de cobertura ou com um bilhete de identidade francês caducado, normalmente renovado automaticamente por 5 anos, não são aceites como documento de viagem válido e não serão autorizados a desembarcar, mas podem permanecer a bordo durante a escala.

    ESPECIFICAÇÃO PARA PASSAGEIROS QUE EMBARQUEM EM CRUZEIROS NOS EUA E QUE TENHAM VISITADO CUBA DESDE 12 JANEIRO 2021

    A Emigração dos EUA reiterou que, a partir do dia 7 de Julho de 2023, todos os passageiros elegíveis ESTA que tenham visitado Cuba desde 12 de Janeiro de 2021 não podem viajar para os Estados Unidos apenas pelo Visa Free Travel Program (VWP), também conhecido como ESTA. A mencionada restrição de viagem VWP também se aplica a indivíduos que tenham dupla cidadania de um país VWP e Cuba no momento em que concorrem para o ESTA.

    Os Passageiros que tenham visitado Cuba antes de 12 de Janeiro de 2021 não são afectados por esta medida.

    Cidadãos de um País VWP (Visa Waiver Program) que não sejam notificados deste assunto precisam de concorrer a um Visto de Não-Emigrante dos EUA com muita antecedência. No caso do cruzeiro ser iminente, os Passageiros podem requerer uma entrevista de visto urgente através do link https://ais.usvisa-info.com/en-it/niv incluindo no pedido de entrevista a data e propósito da viagem, assim como a informação contida na mensagem recebida pela U.S. Customs e Border Protection em relação ao estatuto ESTA.

    INFORMAÇÃO IMPORTANTE RELACIONADA COM O DOCUMENTO ESTA

    Aconselhamos os passageiros que seleccionem itinerários que exijam um documento ESTA (Sistema Eletrónico para Autorização de Viagem para os EUA) a imprimir uma cópia impressa e a trazê-la consigo no momento do embarque. A cópia impressa não é obrigatória, mas é fortemente recomendada para acelerar os procedimentos de embarque.

    EXIGÊNCIA DE VIAGEM IMPORTANTE PARA O QATAR

    Passageiros que viajem até ao Qatar podem ser obrigados a ter um Seguro de Saúde de Visitante, que o protegerá durante a estada no Qatar, como parte do processo de candidatura ao Visto.

    Para mais informações em como obter o Seguro de Saúde de Visitante por favor visite o Ministério de Saúde Pública e clique em Mandatory Health Insurance Scheme ou visite a página de Seguros de Saúde do Qatar.