Ética e Conformidade

Código de Conduta da MSC Cruzeiros

Como uma companhia internacional de cruzeiros, a MSC Cruzeiros conquista a sua reputação e confiança todos os dias, fornecendo serviços inigualáveis aos seus hóspedes e conduzindo os negócios de forma justa e ética. A nossa reputação de confiança e integridade depende também de todas as acções de todos os funcionários, todos os dias, e para garantir que isso seja adotado em toda a organização, temos um Código de Conduta Ética Empresarial abrangente em vigor.

Promover uma cultura empresarial ética

O Código de Conduta da MSC Cruzeiros para os seus funcionários é uma diretriz para ajudar todos os funcionários a gerir a sua parte do negócio de forma ética, tanto em terra como nos nossos navios, e tem como objetivo garantir que as práticas de negócio cumprem as leis, regulamentos e princípios éticos de negócio aplicáveis, bem como defender uma cultura de integridade.

Embora o nosso Código estabeleça um padrão comum de comportamento aprovado, independentemente da localização do funcionário, esses padrões são um complemento às leis e regulamentos aplicáveis em muitos países onde a MSC Cruzeiros opera e muitas vezes excedem os padrões locais ou internacionais. Todos os nossos funcionários em terra ou a bordo são obrigados a aderir ao Código. Estamos empenhados em garantir que o Código de Conduta Ética nos Negócios seja respeitado.

Promover uma cultura empresarial ética

MSC Etichs and Compliance| MSC Cruises

As nossas 9 áreas de intervenção

Embora o nosso Código de Conduta para os nossos funcionários constitua um ponto de partida significativo, pode não responder a todas as questões ou garantir a conformidade com os vários requisitos legais aplicáveis à sua atividade e ambiente.Por conseguinte, definimos 9 áreas críticas em que pretendemos aumentar a sensibilidade de todo o pessoal e instalar uma forte cultura de conformidade e integridade. Todas estas áreas são apresentadas no nosso Código de Conduta para os trabalhadores.

As nossas áreas de enfoque incluem:
1. Respeito pelo ambiente
2. Direitos humanos e normas laborais
3. Anti-suborno
4. Conflito de interesses
5. Regulamentos de sanções
6. Anti-branqueamento de capitais
7. Concorrência leal
8. Exatidão e manutenção dos registos comerciais e financeiros
9. Privacidade e proteção dos dados

As nossas 9 áreas de intervenção

MSC Areas of focus| MSC Cruises

Códigos de Conduta

Veja abaixo o Código de Conduta Corporativo para funcionários e o Código de Conduta para Parceiros de Negócios (Fornecedores) da MSC Cruzeiros.


MSC Code of conduct| MSC Cruises
FUNCIONÁRIOS
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Integrity Speak-Up

Na MSC Cruzeiros, vivemos o propósito da nossa empresa com nossos valores enraizados no respeito.
Os princípios e valores da MSC Cruzeiros refletem nosso compromisso com uma forte cultura ética como uma base inegociável de como fazemos negócios.
Portanto, é crucial para nossa empresa ter um sistema robusto de relatórios que nos permita ouvir qualquer pessoa ao longo de nossa cadeia de valor sobre qualquer preocupação de conformidade.
É aqui que entra em ação o Integrity Speak Up, o nosso canal de denúncia.

COMO COMUNICAR UMA PREOCUPAÇÃO DE CONFORMIDADE

Aqui encontrará todas as informações de que necessita para falar sobre incumprimentos, 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano.

 

 

1. Envie a sua denúncia através de um formulário Web ou ligue para um número gratuito para deixar uma mensagem.



2. Inclua uma descrição pormenorizada da sua preocupação (quem, o quê, quando, como) e acrescente provas de apoio, por exemplo, cópias de documentos ou nomes de testemunhas, que possam corroborar a sua denúncia. Tenha em atenção que as afirmações de carácter geral não podem ser investigadas.



3. Depois de ter apresentado a sua denúncia, receberá um número de processo individual. Este número será necessário sempre que aceder ao sistema.



4. Levamos a sério todas as preocupações de não conformidade e tomaremos as medidas adequadas em relação a cada relatório. Mantê-lo-emos informado sobre os progressos realizados.



5. Pode acompanhar a evolução da situação acedendo novamente ao sítio Web utilizando o seu número de processo.
 

O que acontece depois de reportar uma denúncia?

 

Depois de apresentar o seu relatório, este passará por algumas fases. Eis o que vai acontecer a seguir.

1. Reconhecimento do seu relatório

Acusaremos a receção da sua mensagem no prazo de cinco dias úteis. Se o seu relatório inicial não incluir informações/comprovativos suficientes, ser-lhe-á pedido que forneça mais informações/comprovativos.

2. Triagem

Cada relatório é analisado cuidadosamente. Abriremos um caso se o seu relatório incluir informações e provas acionáveis mínimas. A investigação será gerida pela nossa Organização de Conformidade Empresarial.

3. Escalonamento

Os relatórios que contenham alegações numa destas categorias sensíveis serão encaminhados para o Comité de Conformidade Operacional.

 

  1. Abuso de poder e/ou assédio moral
  2. Antitrust e fair dealing
  3. Suborno e corrupção
  4. Informações confidenciais, política de privacidade
  5. Discriminação, assédio e violência
  6. Membros da Comissão Executiva / Quadros superiores na Suíça
  7. Fraude
  8. Direitos Humanos
  9. Assédio sexual

4. Investigação Confidencial

Para garantir a confidencialidade da investigação, só envolveremos as pessoas que precisam de ser envolvidas. A nossa Organização de Conformidade pode realizar entrevistas confidenciais com funcionários, contratantes ou qualquer pessoa que considere relevante para a investigação.

Como prática geral, uma investigação demora cerca de 60 dias a ser concluída. No entanto, podemos precisar de mais tempo para assuntos complexos.

5.  Receberá uma resposta

Depois de analisarmos todas as conclusões da investigação, decidiremos se é necessário tomar mais alguma medida. Quando apropriado, mantê-lo-emos informado sobre o progresso e enviar-lhe-emos uma resposta final descrevendo o resultado da investigação.

A MSC Cruzeiros proíbe qualquer retaliação contra um funcionário, indivíduo ou entidade que tenha feito uma denúncia. Também protegeremos os direitos de qualquer pessoa envolvida.